Como fazer alfajor de chocolate

Como fazer alfajor de chocolate

O alfajor é um doce tradicional em vários países ibero-americanos, mas é na Argentina que ele é mais popular. Na receita inicial eles eram feitos de mel, recheados com doce de leite e com uma deliciosa cobertura de chocolate. Mas com o passar dos anos várias adaptações foram surgindo e, hoje em dia, é possível conhecer diversos sabores de alfajor. O alfajor de chocolate faz a delicia de quase todos os amantes deste docinho, sendo um dos mais apreciados. Você pode encontrar eles no mercado, mas nada como fazer os seus alfajores caseiros, para que possa comer sempre que lhe apetecer e com o recheio que mais gostar. Em umComo ensinamos-lhe como fazer alfajor de chocolate. Você não vai ter como resistir.

Entre 45 e 60 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Massa:
  • Recheio:
  • Cobertura:
Passos a seguir:
1

Para fazer alfajor de chocolate você vai ter de preparar a massa, o recheio e a cobertura separadamente. Comece pela massa misturando a manteiga com o açúcar até obter um creme homogêneo. Continue a bater a mistura à medida que acrescenta os ovos.

2

Enquanto o creme repousa, coloque o chocolate em banho-maria até que derreta. Se preferir pode usar o microondas para derreter o chocolate, mas tenha atenção e faça intervalos de 30 em 30 segundos. Abra o microondas e vá mexendo o chocolate à medida que ele está derretendo.

3

Junte o chocolate derretido ao creme inicial e adicione também o leite e a baunilha. Mexa tudo muito bem e, por último, incorpore a farinha e um colher de chá de fermento em pó. Quando a massa estiver uniforme e consistente coloque na geladeira cerca de uma hora.

4

Quando retirar a massa da geladeira coloque ela sobre a mesa e estique-a bem. Não se esqueça de enfarinhar a mesa, para que a massa não cole e se desfaça. Agora corte círculos do tamanho de um alfajor. No caso de não ter um molde pode usar um copo.

5

Para finalizar a massa de alfajor de chocolate, unte uma assadeira com manteiga e coloque os discos que cortou em cima. Coloque para assar em forno pré-aquecido a 180ºC. Não vai precisar de muito tempo, cerca de 10 minutos são suficientes para a massa secar. Se estiver com pouco tempo ou se não tiver todos os ingredientes disponíveis, saiba que pode conseguir a massa de outra forma. Use bolachas maria como massa para os seus bolinhos.

6

Enquanto deixa a massa resfriar trate de fazer o recheio. Comece por picar o chocolate em pedacinhos bem finos e deixe em repouso num recipiente. De seguida, coloque o creme de leite para esquentar e, mesmo antes de começar a ferver, despeje ele por cima do chocolate que separou.

7

Misture bem o creme de leite e o chocolate, até que tenha uma espécie de ganache. Quando a mistura estiver como deseja deixe ficar a resfriar, durante cerca de uma hora. Você pode variar o recheio dos alfajores a seu gosto. Experimente também sabores de doce de leite, brigadeiro, morango, chocolate branco ou coco.

8

Para fazer alfajor de chocolate, só falta mesmo a cobertura. Em lume fraco coloque o chocolate para derreter, junto com a manteiga. Enquanto isso, lembra do creme de chocolate que deixou a resfriar? Coloque ele em um saco de confeitaria.

9

Agora que tem tudo pronto está na hora de montar os alfajores de chocolate. Coloque os biscoitos sobre uma superfície e recheie eles. Verta o recheio sobre um disco e tampe com outro. Repita o processo em todos os alfajores. Se usar bolacha maria para fazer os seus bolinhos, nesta altura tem de fazer camadas. Alterne as bolachas com o recheio, até alcançar a altura ideal para o alfajor.

10

Por último, banhe todos eles com a cobertura de chocolate e espere até que fiquem secos. Você pode não usar cobertura ou então pode colocar outros sabores. Experimente com outros sabores de chocolate, como por exemplo o branco. Se não conseguir que os alfajores sequem bem em temperatura ambiente, pode colocar eles na geladeira até que endureçam. Agora já se pode deliciar com este pequeno pecado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer alfajor de chocolate, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.