Como dessalgar carne de sol

Como dessalgar carne de sol
Imagem: vocerealmentesabia.tumblr.com

A carne de sol é um modo de preparar e consumir a carne, geralmente bovina ou de bode, típico nordeste brasileiro. O nome vem do método usado para conservar a carne, que consiste em salgar a peça, para preservá-la e então lavar e secar. É justamente esse sal que permite que a carne tenha uma alta durabilidade mesmo fora da geladeira.

Salgar a carne para conservá-la por mais tempo não é nenhuma novidade, os nossos antepassados já faziam isso. O diferencial da carne de sol, além do sal, é um processo de desidratação da carne que deve ser feito em um ambiente seco. A partir daí, se tem uma carne ideal para o preparo de pratos como escondidinho, baião de dois ou carne de sol com manteiga de garrafa. Acontece que o sal usado para conservar a carne pode acabar roubando o sabor dos pratos, para isso é preciso dessalgar. Para saber como dessalgar carne de sol, confira as dicas que o umCOMO reuniu sobre o tema.

Dificuldade baixa
Ingredientes:
  • Método rápido
Passos a seguir:
1

O método convencional para dessalgar carne de sol exige um pouco mais de tempo. É ideal para ser usado pelo menos 1 dia antes do preparo do prato. Comece lavando a carne em água corrente. Se a carne que você comprou não estiver cortada, divida em duas ou três tiras grandes. E então coloque em um recipiente onde caiba toda a carne e cubra com água.

Leve à geladeira e troque essa água a cada três ou quatro horas, ao menos três vezes.

2

Se você quer deixar o procedimento citado anteriormente um pouco mais rápido, experimente cortar a carne de sol em pedaços menores e trocar a água a cada duas horas.

3

O método rápido para dessalgar carne de sol é curioso pois o principal aliado desse processo é justamente mais sal. Esse procedimento será feito através do processo químico de osmose.

4

Para que o processo dê certo, saiba quantos quilos de carne de sol você irá dessalgar. Para cada quilo de carne, calcule três colheres (sopa) de sal.

5

Após lavar a carne de sol em água corrente, corte-a em cubos pequenos e transfira para uma panela grande e funda e cubra a carne com água.

6

Adicione então a quantidade de sal proporcional ao tanto de carne (para cada quilo, três colheres) e leve ao fogo.

7

Quando a água estiver levantando fervura com bolhinhas brancas, repare na espuma, também branca, que se forma. Com cuidado agite um pouco a panela e então apague o fogo e conte 1 minuto.

8

Após 1 minuto de espera, escorra essa água e passe a carne novamente pela água corrente. Prove uma lasquinha, se a carne de sol continuar muito salgada, repita o processo.

9

Se você acredita que ela já foi dessalgada o suficiente, agora é hora de utilizá-la de acordo com a receita que você planejou. No caso de a carne de sol precisar ser desfiada, o que não é raro, após cozinhá-la por mais ou menos 12 minutos na panela de pressão, retire as partes mais gordurosas e bata no liquidificador. Então você terá a carne de sol dessalgada e desfiada pronta para preparar pratos variados da culinária nordestina.

Imagem: casalcozinha.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dessalgar carne de sol, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Mesmo com a carne já dessalgada não é necessário acrescentar sal à maioria das receitas com carne de sol.