Como desidratar tomates no microondas

Como desidratar tomates no microondas
Imagem: currypraca.blogspot.com

Desidratar tomates no microondas é a maneira mais prática de secar tomates, não perde horas no forno, em 45 minutos tem os seus tomates sequinhos depois é só temperar e guardá-los. Quanto mais tempo eles repousarem no molho mais gostosos ficam, espere pelo menos 24h. Pode sempre aproveitar e ganhar algum dinheiro, comprar tomate já desidratado custa caro. Faça para você e se quiser fazer a mais, pode vender, é uma boa forma de ganhar algum, fica a dica. Descubra neste artigo de umComo.com.br como desidratar tomates no microondas de forma simples e rápida.

Entre 30 e 45 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Higienize os tomates, lave-os bem, corte ao comprido e retire as sementes do seu interior. Coloque-os numa peneira, por cima de cada tomate ponha um pouco do sal e do açúcar, isso ajudará na desidratação e por fim, deixe repousar 30 minutos.

Imagem: vegetarianocomeoque.com.br
2

Passados os 30 minutos os tomates já expeliram alguma da sua água com a ajuda do açúcar e do sal. Estão prontos a serem colocados no microondas, forre o pratinho do microondas com papel absorvente e coloque os 6 tomates com a bundinha para cima, se o seu microondas for grande pode fazer mais tomates, os 6 são para microondas de 20 litros.

3

Insira o prato com os tomates e programe 10 minutos na potência máxima do seu microondas.

4

Passado esse tempo retire os tomates do microondas, não se assuste, parece que se desfez tudo, mas calma, está tudo certinho, cuidadosamente vá dando umas apertadinhas no tomate com um garfo ou uma colher, dê umas chegadinhas na polpa para não se espalhar muito e mude o papel absorvente, coloque novo papel e repare que o antigo está bastante úmido. Volte a inserir no microondas por mais 5 minutos na potência máxima.

Imagem: cozinhadabelle.blogspot.com
5

Quando terminar o tempo volte a repetir o processo, dê as apertadinhas no tomate, e transfira-o cuidadosamente para um novo papel absorvente seco, o papel antigo fica úmido devido ao processo de desidratação. Volte a colocar os tomates desidratados no microondas por mais 5 minutos.

6

Repita tudo mais uma vez e programe mais 5 minutos na potência máxima.

7

Repare que desta vez os tomates já parecem que estão sequinhos, então repita de novo as apertadinhas e volte a mudar o papel. Programe dois minutos na potência máxima.

Imagem: tambem.com
8

Chegou a hora de virar os nossos tomates desidratados, repita as apertadinhas e coloque novo papel, disponha os tomates de pele para baixo para desidratar um pouco a parte de cima dos tomates, mais 2 minutos potência máxima.

9

Acabando esse tempo, vamos levá-los outra vez ao microondas por mais um minuto potência máxima, mas antes, retire o papel absorvente antigo e ponha novo papel, dê as últimas apertadinhas, volte a virá-lo de pele para cima e coloque-os no microondas.

10

Finalmente tem os seus tomates desidratados e não ressequidos, agora é só fazer o tempero, coloque os tomates desidratados em frascos de vidros, faça camadas com o azeite, os tomates desidratados, os alhos fatiados, o sal e os oréganos. Tape os vidrinhos com as tampas e guarde na geladeira.

Imagem: industriarural.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desidratar tomates no microondas, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Escolha os tomates mais compridos e maiores são os mais indicados pra desidratar