Como cozinhar brócolis no micro-ondas

Como cozinhar brócolis no micro-ondas

As verduras são imprescindíveis em qualquer dieta cujo objetivo seja consumir todos os nutrientes dos quais nosso corpo necessita. A grande quantidade de opções que a culinária possui para que verduras sejam preparadas nos ajuda a consumi-las sem cair na mesmice e repetir receitas.

Os brócolis, por exemplo, são excelentes para a nossa saúde e um alimento bastante versátil, já que permite diversos modos de preparo e pode ser consumido tanto sozinho quanto acompanhado de outros ingredientes. Por exemplo, se você quer saber como cozinhar brócolis no micro-ondas, com passo a passo e mais dicas importantes, recomendamos que você siga lendo esta receita do umCOMO.

2 convidados Menos de 15 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Passos a seguir:
1

O primeiro passo desta receita de brócolis no micro-ondas é lavar a verdura. Depois de lavar, corte os brócolis em pedaços. É importante que você limpe e corte o caule em rodelas fininhas para conseguir o mesmo cozimento em todos os pedaços.

2

Antes de cozinhar os brócolis no micro-ondas, e uma vez que ele já esteja cortado, escolha se você vai querer ou não cozinhar também outras verduras e hortaliças, como cenouras. Se sim, lave-as e misture com os brócolis, colocando tudo em um recipiente próprio. Depois, adicione todos os temperos que quiser: nesta receita, vamos usar sal e pimenta a gosto, mas você também pode colocar outras especiarias como tomilho, curry ou alecrim.

Dessa forma, você vai conseguir que a receita de brócolis no micro-ondas fique ainda mais saborosa. É evidente que comer o vegetal com certa frequência pode não ser tão interessante assim, mas se a cada vez que você decidir cozinhá-lo optar por usar diferentes temperos, é possível que o prato se torne novidade para o seu paladar e de seus convidados, e seja ainda mais atrativo.

3

Após temperar os brócolis com os temperos de sua preferência, você terá que cozinhá-lo. Para cozinhar brócolis no micro-ondas, feche o recipiente próprio para o eletrodoméstico, com os ingredientes dentro dele, e coloque para cozinhar. Deixe que tudo cozinhe em potência máxima, durante aproximadamente 4 minutos.

Se você estiver usando brócolis congelado, o tempo de cozimento necessário no micro-ondas será de 6 minutos, mas você também pode optar por descongelar o alimento antes de cozinhar. Em ambos os casos, tanto fresco quanto congelado, após esquentar os brócolis você terá de deixá-lo descansar por mais dois minutos dentro do micro ou, pelo menos, com o recipiente tampado.

4

Enquanto os brócolis cozinham no micro e você deixa que descanse, coloque uma frigideira no fogo para preparar o molho. Adicione 3 colheres de sopa de azeite de oliva, dois dentes de alho e refogue por alguns minutos. Dessa forma, a receita de brócolis no micro-ondas ficará ainda mais especial quando misturada a todos os temperos usados.

5

O último passo da receita para saber como cozinhar brócolis no micro-ondas é o seguinte: retire o alho que ficou na frigideira e adicione os pedaços de brócolis. Refogue tudo até que fique dourado (cerca de dois minutos) e desligue o fogo. Outra opção, se você não quer fritar os brócolis, é usar o azeite do refogado como molho, colocando-o diretamente em cima dos brócolis feitos no micro-ondas.

Por fim, coloque os legumes no prato a seu gosto. Você pode temperar os brócolis com molho de soja, vinagre ou outras alternativas, em substituição ou não ao azeite e ao restante dos temperos usados durante o cozimento desta receita.

6

Não há apenas uma forma que ensine como cozinhar brócolis no micro-ondas, já que cada pessoa pode adicionar os temperos que quiser, de acordo com a preferência. E é por isso que a receita é tão simples quanto diversa, já que permite a introdução de novos ingredientes sempre que você desejar.

Por ser um alimento com poucas calorias, é perfeito também para refeições rápidas. Ainda assim, você sempre pode combinar os brócolis com outros ingredientes, como o salmão, transformando o combo em um acompanhamento para um prato bastante saudável. Se você quiser um prato formado somente por vegetais, pode combinar os brócolis com um hambúrguer de couve-flor ou quinoa. Assim, será possível também preparar uma receita apta para quem segue uma alimentação vegetariana ou vegana.

7

Os múltiplos benefícios dos brócolis, quando cozidos, para a saúde os transformam em alimento ideal para qualquer dieta. Contêm vitaminas A e C, fibra, cálcio e magnésio. Também é fonte de vitamina K, que é um nutriente imprescindível no processo de coagulação do sangue.

Outros benefícios dos brócolis cozidos para o organismo humano são o ácido fólico e diversos antioxidantes: a quercitina, que traz benefícios ao coração, e outros como o indol-3 carbinol (com benefícios para o sistema imunológico) e o sulforafano, com efeitos positivos contra o colesterol e na prevenção do câncer, conforme apontam alguns estudos[1].

Cozinhar brócolis para consumo também ajuda a controlar o peso: cada 100 gramas do alimento possui 34 calorias, o que faz dele ideal para dietas hipocalóricas, ou seja, aquelas que são baseadas na restrição do consumo de calorias diárias para baixar o peso.

Se você gostou desta receita de brócolis no micro-ondas, recomendamos outros artigos com mais ideias sobre como fazer brócolis no vapor e como fazer brócolis com alho. E, claro, antes de preparar qualquer receita é importante que você leve em conta como limpar brócolis para então cozinhá-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar brócolis no micro-ondas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. Conzatti, A., da Silva Fróes, F. C. T., Perry, I. D. S., & de Souza, C. G. (2015). Clinical and molecular evidence of the consumption of broccoli, glucoraphanin and sulforaphane in humans. Nutrición hospitalaria, 31(2), 559-569. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/3092/309233495005.pdf> Acesso em: 30 de novembro de 2020.