Vinho engorda?

Vinho engorda?

Sempre tomado em quantidades moderadas, o vinho pode fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada, por exemplo, na famosa dieta mediterrânea. Em sua composição, o vinho possui poderosos elementos antioxidantes benéficos ao organismo, mas também contém álcool e açúcares em quantidades variadas, dependendo do tipo de vinho e de seu processo de fermentação e produção. Como qualquer outro alimento, exceto a água, o vinho fornece calorias, mas a questão é saber até que ponto o vinho engorda à noite ou durante o dia.

Neste artigo do umCOMO explicamos se vinho engorda. Não perca!

Quantas calorias tem o vinho?

Especialmente se você está seguindo uma dieta para perder ou manter seu peso sob controle, é interessante conhecer as calorias do vinho. Para saber, é preciso levar em conta a grande variedade de tipos de vinho que existem: tinto, branco, rosé, doce, espumante, etc., e sabendo que cada um deles fornece um certo número de calorias definido por dois fatores: por um lado, seu teor alcoólico, ou seja, as gramas de álcool que contém e, por outro, seu teor de carboidratos (açúcares residuais não fermentados).

Depois da gordura, o álcool é o elemento que contém mais calorias. Especificamente, cada grama de álcool se traduz em 7 kcal, portanto, uma simples multiplicação daria as calorias exatas de um tipo de vinho, às quais devem ser adicionadas as fornecidas pelos açúcares, cerca de 4 kcal por grama de açúcar, açúcares pouco presentes no vinho seco e, por outro lado, predominante nos vinhos doces. Em conclusão, para se ter uma ideia, cerca de 150 ml de uma taça de vinho pode conter 90-100 kcal., ou chegar facilmente a 300 kcal, com a média entre 100 e 150 por taça.

Vinho engorda?

Esta é uma pergunta cuja resposta não é simples. É claro que o álcool contém calorias e, portanto, pode nos engordar, mas tudo vai depender da dieta que seguirmos e dos hábitos de vida. No entanto, a maioria dos vinhos fornece calorias moderadas em comparação com outras bebidas, como vodka, uísque, anis, conhaque ou alguns coquetéis que incluem sucos ou bebidas açucaradas. É importante deixar claro que uma taça de vinho, incluída em um cardápio rico em alimentos saudáveis: frutas, verduras, carnes magras, grãos integrais, etc., não deve ser a causa de um possível excesso de peso, desde que a dieta equilibrada acrescente bastante exercício.

Vinho engorda a barriga?

Quanto à questão de saber se o vinho engorda ou não a barriga, continua a despertar interesse científico e algumas pesquisas sugerem que o seu consumo moderado não só não engorda, como pode até ajudar a controlar o peso. Os polifenóis do vinho tinto são antioxidantes altamente benéficos para o corpo, especialmente no que diz respeito à manutenção de uma boa saúde cardiovascular.

Além disso, estudos recentes, cujas primeiras conclusões são ecoadas pela revista Wine Spectador[1], indicam que esses mesmos polifenóis do vinho podem até ajudar a queimar calorias, aumentando o processo natural de termogênese. Agora você já sabe a resposta para a questão se vinho engorda ou emagrece.

Vinho engorda mais que cerveja?

E o vinho engorda mais ou menos que a cerveja? Essa é uma pergunta frequente e você deve saber que as calorias da cerveja e de uma taça de vinho podem ser semelhantes, sempre fazendo a comparação com vinhos de baixo teor alcoólico e não doces. A cerveja, em geral, engorda um pouco menos, pois seu teor alcoólico é menor (uma cana de açúcar tem cerca de 75 kcal e um copo de cerca de 250 ml, cerca de 90), porém, como já mencionamos, há vinhos que, em uma taça, podem limitar-se a fornecer cerca de 100 kcal.

Se você gosta desta bebida, não deixe de ler também: como escolher vinho.

Qual vinho engorda menos?

A combinação dos níveis de álcool e teor de açúcar é o que determina se um vinho engorda mais ou menos. Nesse sentido, os vinhos que mais engordam são os doces, aqueles que costumam ser bebidos depois de comer, como o porto ou as mistelas, pois podem ter uma ingestão calórica superior a 300 kcal por taça (150 ml).

Vinho seco engorda?

As dúvidas mais frequentes são referentes se tintos ou brancos engordam mais. Em geral, as calorias dos vinhos brancos são mais baixas, principalmente se forem secos ou semi-secos, pois esta denominação indica que seu teor de açúcar é muito baixo. Logo, os vinhos secos engordam menos. As calorias médias podem variar entre 110 e 170 por taça, embora, insistimos, tudo depende do vinho específico em questão e sua graduação.

Qual o melhor vinho para quem está de dieta

No caso das calorias do vinho tinto, a média oscila entre 130 Kcal por taça de vinho de baixo teor alcoólico e 200 no caso de um vinho tinto com alto teor alcoólico. Por sua vez, os vinhos roses e espumantes apresentam grandes oscilações, variando entre 100 e 200 kcal por taça. Em suma, os vinhos que menos engordam, em geral, são os brancos secos e os que mais engordam, são os doces com teor alcoólico superior a 20%.

Se quiser saber mais sobre esta bebida alcoólica, não perca este artigo do umCOMO sobre Curiosidades sobre o vinho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Vinho engorda?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. Shawn Zylberberg, (2021) Is Wine Empty Calories? Disponível em: <https://www.winespectator.com/articles/is-wine-empty-calories-a-spanish-researcher-argues-no> Acesso em: 23 de junho de 2022.