Truques para consertar comida salgada

Truques para consertar comida salgada
Imagem: planetaenjoy.com

Não há nada mais desesperante do que passar uma manhã ou tarde inteira cozinhando para depois se dar conta de que a comida ficou salgada. Em umComo queremos que detalhes como estes não estraguem as suas receitas e por isso oferecemos a você uns simples e úteis truques para consertar comida salgada. Mas fique desde já sabendo que é preferível que prepare a comida com falta de sal do que com excesso de sal, pois se faltar sal facilmente podemos adicioná-lo, agora se faltar já é mais complicado de corrigir o erro. Por isso, tenha isto em conta na hora de preparar os seus pratos.

Passos a seguir:
1

Nem todo mundo sabe que a batata é uma hortaliça que absorve o sal. Se o seu refogado, verdura ou molho ficou salgado, descasque uma batata crua, corte-a em rodelas grossas e deixe-a cozinhar durante uns 10 minutos. Depois retire as batatas.

Se foi a sopa que salgou, você pode utilizar este truque da batata. Basta juntar duas ou três batatas descascadas, cruas e partidas ao meio na sopa e deixar ferver para que elas absorvam o excesso de sal. Depois você até as pode aproveitar na sopa ou retirar, como achar melhor. Este método da batata também pode ser utilizado no feijão. Se ver que ainda assim, a sopa continua salgada então outra solução é adicionar mais quantidades de ingredientes na sopa.

Imagem: recetascomidas.com
2

Outro truque bastante conhecido para consertar a comida salgada consiste em adicionar uma colher de chá de açúcar e outra de vinagre, isso vai cortar o excesso de sal da comida. Experimente e comprove por si mesma os resultados.

3

Acrescentar um pedaço de pão cortado ao meio é outro truque para consertar comida salgada. O pão, tal como a batata, absorverá o sal se o deixar cozinhar durante alguns minutos.

4

Se tem maisena em casa, também pode diluir uma colher de chá em água e adicionar ao seu refogado.

5

Adicionar mais quantidade de água também fará com que se reduza o excesso de sal do seu prato. Este método em nenhum caso alterará o sabor do seu refogado se deixar cozinhar até que a água evapore.

6

Existem também algumas dicas que você pode seguir para evitar que a sua comida fique salgada:

  • Use sal kosher. Este sal não é tão compactado como o sal de mesa, sendo por cima mais fácil de controlar. Além disso, você precisará de uma quantidade maior do sal kosher, então fica mais fácil de não errar e acabar por salgar demais a comida.
  • Vá salgando a comida. Outra dica para que você não erre na quantidade de sal é ir adicionando o sal pouco a pouco e, sempre que adicionar um ingrediente que não seja salgado, adicione mais um pouco.
  • Prove sempre. Nada melhor que ir provando sempre a sua comida para ter a noção do sabor e se está no ponto ideal de sal.

Agora que você já sabe estas dicas, da próxima vez controle a sua mão de sal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Truques para consertar comida salgada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.