Tipos de macarrão: nomes, fotos usos

Tipos de macarrão: nomes, fotos usos

A culinária italiana é uma das mais ricas do Mediterrâneo, e dentro de sua gastronomia destacam-se, especialmente, as pizzas e as massas. A influência desses dois pratos chega a praticamente todos os cantos do mundo, já que é bastante difícil imaginar uma vida na qual a gente não é capaz de comer um bom prato de macarrão ou um jantar com os amigos regado a muita pizza.

No caso das massas, existe uma grande variedade. Ainda assim, nem todas elas servem para preparar qualquer tipo de receita, já que cada macarrão conta com características particulares, sendo melhor usados em pratos mais específicos. Se você quer conhecer 27 tipos de macarrão italiano, seus nomes e fotos, te convidamos a permanecer lendo este artigo do umCOMO paras sanar qualquer dúvida que possa aparecer.

Tipos de massa longa

Entre os diferentes tipos de macarrão italiano que existem, as massas longas são as mais conhecidas e consumidas. No umCOMO vamos te ajudar a diferenciá-las, de acordo com a seguinte lista:

Espaguete

É uma das massas mais populares. São um tipo de massa longa e arredondada, que pode ser combinado de diversas maneiras. O espaguete à bolonhesa, por exemplo, é delicioso e uma das receitas mais típicas.

Aqui você confere uma receita para aprender como fazer espaguete à carbonara.

Essa é uma massa igualmente conhecida, mas seu corte é mais plano e ela costuma medir cerca de 7 a 8 mm de largura. Pode ser combinada com os mais diferentes molhos, mas o carbonara e o bolonhesa são ideais na hora de preparar um prato de macarrão tipo talharim.

Vermicelli

Muito parecido com o espaguete, o vermicelli é considerado uma massa longa e fina por ter uma grossura menor que a habitual quando o assunto é macarrão. Um dos molhos mais usados para acompanhá-lo é o molho Alfredo. Aqui te ensinamos a receita para você aprender direitinho como fazer molho Alfredo.

Pappardelle

É uma massa grossa e mais larga que o talharim, mas igualmente lisa. Chega a larguras de até 2,5 cm, e costuma ser preparada com os mesmos tipos de molhos que usamos no talharim. Dessa forma, escolher entre uma ou outra tem mais a ver com cada paladar – se você prefere um macarrão mais fino ou mais grosso – e com o tempo de cozimento investido em cada uma delas.

Fettuccine

É uma massa lisa e alongada, que tem largura de 6 mm. Você pode prová-la com diferentes molhos, mas no umCOMO recomendamos que você a prepare com molho de cogumelos, como os usados em pratos como o risoto, já que combinam perfeitamente com o fettuccine.

Ziti

É um macarrão similar ao espaguete, mas conta com buracos na parte central, tendo assim formato de tubo. Maior que o macarrão tipo penne, mas menor que o espaguete, pode ser grande ou média no tamanho. Também é mais leve que as demais, e necessita de menos tempo de cozimento.

Capellini

Conhecido também por macarrão cabelo de anjo, o capellini é uma massa fininha e leve. Bastante indicada caso você não tenha tanto tempo disponível para cozinhar, ela costuma ficar pronta em cerca de 3 minutos. É ideal, também, para preparar canja de galinha e outras sopas.

Além dos molhos que recomendamos aqui, as massas longas costumam combinar com qualquer outro molho de sua preferência. Se o macarrão for uma massa seca, opte por cozinhá-lo separadamente do molho, e misturar as duas partes só após o preparo. Da mesma forma, se você for usar a massa longa para receitas de caldos e sopas, escolha as que são mais finas e planas, pois as demais não casam tão bem com os outros ingredientes.

Nessa foto você pode ver alguns tipos de massas longas e outras.

Tipos de massas cortadas em tiras

Outro tipo de macarrão bastante conhecido são as massas cortadas em tiras, que possuem esse nome por conta da forma que têm, mais larga e plana. Elas também entram na categoria de massas longas, mas são mais ou menos largas e achatadas. Essas são as massas de tiras de maior destaque:

Tagliatelle

É a massa mais popular entre as cortadas em tiras. Derivadas do verbo 'tagliare', que significa 'cortar' em italiano, as tiras dessa massa costumam variar entre 8 mm e 1 cm de largura. Tradicionalmente, o tagliatelle é originário da região de Bolonha, e vendido em ninhos enrolados, que se desenrolam durante o cozimento.

Fettucce

Massa larga que possui formato de tiras, o fettucce tem tamanho que varia entre 0,8 e 1,4 cm de largura. Quando preparada manualmente, se torna uma massa fresca que geralmente é feita com ovos de alta qualidade. Você pode comer o macarrão tipo fettucce com camarões, pimentões e com uma grande variedade de molhos suaves.

Talharim

Uma das massas de tiras mais estreitas, o talharim é bem mais fino que o tagliatelle, por exemplo. Ideal para acompanhar sopas e caldos de verduras, combina também com molhos que contenham queijos azuis.

Além de serem massas longas, o fettuccine e o pappardelle também pertencem a este grupo de massas de tiras.

Tipos de macarrão curtos

Se você quer comer um prato de macarrão, outra alternativa é apostar nas típicas massas curtas. As mais populares dessa categoria são as massas tipo penne, mas nós do umCOMO vamos te ajudar a conhecer outras variedades.

Macarrão ou penne

Feito em sua maioria com farinha de trigo e água, o penne também pode apresentar receitas que contam com ovos no preparo. O macarrão tipo penne tem formato bem característico, de um tubo curto. Podem ser consumidos acompanhados de diferentes molhos, como bolonhesa, siciliano ou à matriciana.

Veja como fazer macarrão com atum.

Penne rigate

Tipo mais tradicional de penne, o penne rigate tem risquinhos e extremidades cortadas de forma oblíqua. Você pode comer esse tipo de macarrão com qualquer molho clássico, como o de quatro queijos. Também é possível comer o penne rigate com tacos de queijo ou saladas de tomate.

Rigatoni

Em formato de tubo, o rigatoni é uma massa curta maior que o penne rigate. Possui riscos finos e paralelos em seu exterior, e extremidades cortadas de forma reta. O rigatoni fica especialmente gostoso quando misturado com carne, além do molho de sua preferência.

Fusilli

Conhecido também como macarrão parafuso e rotini, o fusilli é uma massa curta e helicoidal, com formato espiral e 4 cm de superfície. Para comê-los, aqui no umCOMO recomendamos que você use o macarrão parafuso como ingrediente de destaque nas saladas de verão.

Pippette

Têm formato de tubo, mas são curvados ou semicirculares. Você pode prepará-los em pratos refogados com queijo e manteiga, embora também sejam muito utilizados ​em sopas e caldos.

Radiatori

O nome deste tipo de macarrão tem a ver com o formato de radiador que ele possui. Curta, grossa e com linhas, essa massa combina bastante com o molho de cogumelos.

Creste di gallo

É uma massa feita com farinha de trigo, semolina de grano duro e ovo fresco pasteurizado. É bastante rápida de cozinhar (demora cerca de 4 minutos), sendo opção das mais interessantes para pratos gratinados e saladas.

Nessa primeira foto você pode ver mais massas curtas com formatos diferentes. Além disso, nas imagens a seguir você verá uma foto de cada um dos tipos de macarrão mencionados nesta seção.

Tipos de macarrão recheado

Para conhecer todos os tipos de macarrão originários da Itália, também devemos falar sobre as massas recheadas. Estas são as principais:

Ravioli

É a mais popular entre as massas recheadas. Com formato de pacotinho quadrado, tem duas folhas que são seladas com água e ovos. Já o recheio do ravioli é variado, e pode ser de carne, queijo, frutos do mar ou verduras, especialmente o espinafre.

Tortellini

O tortellini tem formato de aneis mais grossos. De uma maneira geral, esse tipo de macarrão é recheado com carne, mas também pode levar queijo, espinafre e outros ingredientes em sua receita. Você pode comer o tortellini com molhos diversos, cremes ou caldo de carne. A seguir, veja como fazer tortellinis caseiros.

Nhoque

Massa preparada com uma mistura da farinha, batatas e queijo, o nhoque também pode ser feito com pão amanhecido. Considerado prato principal, o nhoque pode ser combinado com uma imensa variedade de molhos. A seguir você pode aprender como fazer nhoque.

Tortelloni

Eles são muito semelhantes ao tortellini, mas maiores. Um dos recheios mais típicos dessa massa é o de espinafre com queijo cottage.

Capelletti

Em formato de chapéu, são feitos de quadrados ou círculos dobrados nas pontas e com recheios variados. É uma massa perfeita para comer em caldos e sopas, seja como refeição única ou prato principal.

Panzerotti

É uma massa com formato de meia-lua e recheio sem carne, sendo que geralmente é recheada com diferentes tipos de queijo.

Agnolotti

Massa em forma de meia-lua com bordas quadradas e recheada com carne ensopada ou assada. Combina perfeitamente com manjericão e queijo tipo ricota.

Manicotti

Em formato cilíndrico e com bordas abertas, se assemelham muito aos canelones. Podem ser recheados com carne, queijo ou espinafre, e são consumidos após serem assados no forno, cobertos com o molho de sua preferência.

Te convidamos a ler este outro artigo do umCOMO sobre recheios para massas frescas.

Outros tipos de macarrão

Ao longo deste artigo você descobriu os principais tipos de macarrão: massa longa, massa curta, massa fresca e recheada. Ainda assim, existe outros tipos, que vamos te mostrar a seguir:

Massa laminada

A lasanha é a massa mais conhecida quando falamos sobre massa folhada ou laminada. Receita que envolve fatias de massa e ingredientes intercalados, pode contar com verduras, peixes e carnes na preparação. Para fazer uma lasanha tradicional, é imprescindível adicionar o molho tipo bechamel e queijo ralado de sua preferência, para que fique bem gratinada quando for ao forno.

Aqui te deixamos uma receita sobre como fazer uma lasanha de frango e aqui te mostramos com o que se pode acompanhar a lasanha.

Massa lisa e curta

Entre as massas lisas podemos destacar o farfalle ou gravatinha, como é popularmente conhecido no Brasil. Esse macarrão, que também entra na classificação de massas curtas, possui uma cavidade na parte central de sua superfície, o que dá a ele o aspecto de laço ou gravata borboleta (daí o nome). Com extremidades cortadas em pontas irregulares, é ideal para comer com quijo ralado, com molho de tomate ou para preparar saladas frescas de verão.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de macarrão, te convidamos a tirar esta dúvida para quando você quiser cozinhar uma dessas receitas: pode congelar macarrão?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de macarrão: nomes, fotos usos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.