Sushi engorda?

Sushi engorda?

A cultura oriental japonesa veio para ficar e cada vez mais os amantes estão atualizados com todas as suas tendências e gostos. Dentro de todo este universo, um dos fatores que mais impactou no Ocidente, sem dúvida, foi a gastronomia. De ramen a gyozas, passando por todos os tipos de woks e salteados. No entanto, o prato de maior sucesso é o sushi, aqueles famosos rolinhos de arroz com alga e peixe cru que, misturados com molho de soja e wasabi, fazem explodir todos os seus sentidos.

O sushi, para além do seu sabor intenso, destaca-se por ser um alimento muito completo, nutritivo e saudável e é por isso que muitas pessoas o têm escolhido como sua comida preferida quando querem se presentear. Mas será que é tão saudável assim? Neste artigo do umCOMO vamos falar um pouco mais sobre este prato, seu conteúdo calórico e, sobretudo, vamos responder a grande pergunta: sushi engorda?

Sushi engorda?

Sushi engorda, verdade ou mito? Muitas pessoas consideram o sushi uma receita muito mais saudável do que pizza, hambúrguer ou qualquer tipo de comida que possa ser considerada rápida. A verdade é que seus ingredientes e preparação são muito mais naturais e não processados ​​do que outros pratos, mas devemos ter cuidado ao consumi-lo se não quisermos ganhar peso.

Em essência, o sushi é benéfico, pois contém uma proporção moderada de carboidratos e um suprimento saudável de proteínas e gorduras do peixe cru. Além disso, a alga nori que contém vários tipos de sushi é rica em vitaminas e ômega 3.

No entanto, tudo depende da quantidade consumida e do tipo de sushi para avaliar sua ingestão calórica. Se você comer entre 4 e 6 porções de sushi, variando os diferentes tipos de opções disponíveis e priorizando aquelas que têm peixe branco e poucos ingredientes extras, sua ingestão terá sido uma refeição bastante compensada e equilibrada.

Se, por outro lado, costumamos comer entre 10 e 12 peças, todas elas de salmão, um dos peixes mais gordurosos, e também optarmos por opções ocidentalizadas, como aquelas que adicionam cream cheese ou cebola frita, a ingestão não será saudável e estaremos abusando de gorduras e hidratos.

Quantas calorias tem um sushi

Sushi significa literalmente “arroz e vinagre” e, dentro desta modalidade, existem inúmeros tipos de sushi, cada um com uma carga calórica diferente. No entanto, os mais famosos são maki, uramaki, nigiri, sashimi e temaki. Além disso, cada um deles pode ser preparado com diferentes tipos de peixes e complementos.

Sushi engorda mais que hambúrguer?

Para se ter uma ideia geral, tomaremos como exemplo um dos sushis mais consumidos; uramaki de salmão com abacate. Uma porção desse tipo pode ter até 60 calorias. Então, se comermos 6 porções, estaremos igualando as calorias de um hambúrguer.

No entanto, o uramaki de atum tem apenas 35 calorias e uma bandeja de 6 maki de pepino tem 140 calorias. O truque, portanto, é saber escolher o tipo de sushi que vamos comer e cuidar bem da quantidade.

Qual é o sushi que menos engorda

Como dissemos, o sushi em si não engorda, tampoco o arroz de sushi engorda, mas sim a quantidade e os ingredientes que colocamos. No entanto, se o que você procura é saciar-se de sushi e não exagerar nas calorias da dieta, saiba que existem alguns tipos de sushi que têm muito menos calorias do que os clássicos rolinhos de salmão.

Resumindo, é justamente a quantidade de arroz e complementos processados ​​que aumentam as calorias do prato. A essência do sushi, o peixe, é precisamente a parte mais saudável e recomendada. Seguindo essa base, você pode levar essas dicas em consideração ao comer sushi se quiser evitar consumir calorias em excesso, dependendo do seu metabolismo, saúde e atividade física ou demanda energética.

  • O tipo de sushi que menos engorda é o nigiri e o sashimi. Ambas as modalidades têm o peixe cru como protagonista principal, tendo pouco ou nenhum arroz, e deixando de lado os complementos e também a alga nori.
  • O nigiri consiste em uma discreta bola de arroz com vinagre compacta sobre a qual se coloca uma fina fatia de peixe cru; pode ser salmão, mas também atum, peixe-manteiga ou enguia. Em geral, esse tipo de sushi tem apenas 35 calorias por porção, então você pode comer de 5 a 6, deixando-o saciado e bem nutrido. No entanto, dos peixes mencionados, o peixe-manteiga e o salmão são os mais gordos e, de fato, o peixe-manteiga é considerado o menos saudável deles. Portanto, podemos apreciar a importância de escolher um tipo de sushi ou outro, com um peixe ou outro.
  • Você pode optar pelo sashimi, a opção de sushi mais simples que consiste apenas em tiras de peixe cru. Você pode mariná-los com molho de soja e acompanhá-los com um pouco de wasabi, especialmente quando quiser limpar o sabor da boca para mudar para outro e poder apreciá-lo melhor. O sashimi é proteína pura e saudável e tem um aporte aproximado de 20 calorias por porção, dependendo do tipo de peixe.
  • Você pode acompanhá-lo para complementar com um pouco de sopa de missô, edamame ou salada de wakame, as três opções saudáveis ​​que farão você comer de maneira saborosa, saudável e sem ter que se preocupar em contar calorias. Simplesmente, evite opções de sushi muito carregadas com ingredientes extras, especialmente molhos e frituras, e evite comer grandes quantidades em uma refeição.

Agora que você pode ter uma ideia mais clara de se o sushi engorda, recomendamos que você leia sobre Como comer com hashi e opções de molhos para comida japonesa. No entanto, lembre-se de que alguns molhos, especialmente se seu consumo for abusivo, fornecem muito mais calorias do que pode parecer à primeira vista.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sushi engorda?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.