Receitas ricas em ferro

Receitas ricas em ferro

Se estiver com falta de ferro no seu organismo, a sua saúde pode ser prejudicada e pode aumentar o risco de sofrer anemia, assim como de um cansaço e uma debilidade contínua que o impeçam de realizar atividades quotidianas com vitalidade e energia. O ferro é um mineral fundamental para o correto funcionamento do organismo e pode ser encontrado em diferentes alimentos, tanto de origem animal como de origem vegetal. Precisa adicionar uma quantidade maior de ferro à sua dieta? Então, continue lendo este artigo de umComo com várias opções de receitas ricas em ferro que, além de tudo, são muito saudáveis e deliciosas.

Por que o ferro é importante na dieta?

O ferro é um mineral indispensável para a boa saúde do organismo, pois trata-se de um componente básico da hemoglobina, que é a proteína do sangue responsável pelo transporte do oxigênio aos órgãos respiratórios para as células e tecidos.

Além disso, uma falta de ferro na dieta pode derivar, entre outras coisas, em cansaço, fadiga, dores de cabeça, dificuldade para se concentrar, e em uma das doenças mais comuns: a anemia. Em muitos casos, ela pode ser combatida ou prevenida adicionando alimentos ricos em ferro à dieta diária.

Lentilhas com arroz

Entre os alimentos mais ricos em ferro encontramos as lentilhas, que são legumes com 7 a 8 mg de ferro para cada 100 gramas, por isso cozinhar de maneira saudável é uma das melhores recomendações para adicionar este mineral à sua dieta, assim como para pacientes que sofrem de anemia. Propomos preparar um prato de lentilhas com arroz integral, um ingrediente que ajuda o organismo a absorver muito melhor o ferro dos alimentos.

Para ver todos os ingredientes que precisa e a receita completa, só tem que consultar o artigo Como fazer lentilhas com arroz, obterá um prato muito energético, perfeito tanto para adultos como crianças.

Espinafre com grão-de-bico

O espinafre é uma das verduras mais ricas em ferro que existe, por isso também a pode incorporar em sua dieta. Além disso, é antioxidante e ajuda a manter as células jovens. Neste caso, apresentamos um prato muito saboroso de espinafre com grão-de-bico, já que este legume também contêm uma importante quantidade deste mineral.

A elaboração desta receita é muito simples e o resultado é um prato quente repleto de nutrientes, ideal para esquentar nos dias mais frios. Quer saber como preparar? Então, consulte o artigo Como fazer grão-de-bico com espinafres.

Amêijoas à marinheira

Entre as receitas ricas em ferro, não pode faltar este marisco de concha, pois as amêijoas contêm ao redor de 24 mg de ferro para cada 100 gramas, superando (e muito) tanto as lentilhas como o espinafre.

Uma forma extraordinária de desfrutar de todo o seu sabor é prepará-las à marinheira, ou seja, acompanhadas de um molho elaborado com ingredientes como tomate, cebola, alho, vinho branco, páprica e salsinha.

Fígado acebolado

Também existem carnes muito ricas em ferro, mas as mais destacadas são o fígado bovino e a morcela, elaborada a partir de sangue vermelho. No entanto, são alimentos que devem ser consumidos moderadamente se tiver o ácido úrico ou colesterol elevado.

São muitas as formas de preparar o fígado bovino, mas em umComo mostramos a você uma das mais simples e saborosas de fazer: Como fazer fígado acebolado. Desta forma ajudará todos os membros de sua família a consumirem esta víscera.

Aveia no café da manhã

A aveia é um cereal muito completo e benéfico para a saúde, além de uma ótima opção para incluir mais ferro na alimentação diária. Pode fazer parte do seu café da manhã habitual para começar o dia cheio de energia, e uma simples e saudável receita é adicionar flocos de aveia em um copo de leite vegetal (soja, amêndoas, de arroz, etc.) e adicionar, se quiser, alguns pedaços de frutas. Se não costuma beber leite ao seu café da manhã, pense que a aveia é um ingrediente que também pode acompanhar com um iogurte natural ou inclusive fazer vitaminas com ela. Convidamos você a consultar o artigo Como comer aveia para ver diferentes alternativas.

Suco rico em ferro de beterraba, cenoura e laranja

Outra forma simples de adicionar ferro à sua dieta é pelo consumo de alguns sucos naturais elaborados à base de alimentos ricos neste mineral. Um exemplo disso é combinando vegetais, como a beterraba e a cenoura, com a laranja, uma grande fonte de vitamina C, ideal para favorecer a absorção de ferro por parte do organismo.

Para fazer este suco, só tem que espremer 6 laranjas e misturar o suco obtido com a beterraba e a cenoura picada em um liquidificador. Esta receita é ideal para quem sofre de anemia e precisa aumentar os níveis de hemoglobina no sangue; além desta, pode descobrir mais receitas no artigo Como fazer sucos para a anemia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Receitas ricas em ferro, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.