Qual é a diferença entre o açúcar e adoçante

Qual é a diferença entre o açúcar e adoçante

Os adoçantes fazem parte da nossa rotina alimentar tanto como o próprio açúcar, pois são muitas as pessoas que passam por um regime alimentar, por questões de saúde ou por simples preferência, e optam por consumir este produto ao invés dos açúcares naturais. No entanto, indo além da sua relação com a perda de peso, qual é a diferença entre o açúcar e adoçante? Em umComo.com.br vamos explicar para você as características de cada produto e o que os diferencia.

O açúcar

O açúcar é um adoçante do tipo natural que provém de diferentes produtos. Desta forma, encontramos a sacarose ou açúcar comum de mesa, derivado da cana de açúcar; a frutose, contida nas frutas; e a maltose, que se encontra no trigo e produtos elaborados com este cereal. Além disso, encontramos a lactose, a galactose e a glicose, presentes em alimentos de consumo diário como o leite ou os vegetais.

O fato do açúcar vir dos alimentos não indica necessariamente que seja bom para o nosso corpo. Consumido em excesso, pode gerar um valor calórico excessivo assim como diversos problemas de saúde, pois o açúcar traz ao nosso corpo uma quantidade importante de energia e calorias.

Os adoçantes

Por sua vez, os adoçantes, ao contrário do açúcar, não são provenientes dos alimentos ou da natureza, são fabricados quimicamente para adoçar os produtos com um valor nulo ou mínimo de calorias. Entre os adoçantes encontramos alguns tipos, como o sorbitol, o manitol e o xilitol.

Estes produtos, além de serem usados para adoçar com poucas calorias também são usados para conservar os alimentos, para fazer com que os pães e farinhas fermentem e para manter a frescura de certos produtos. Usam-se habitualmente em produtos dietéticos, aptos para diabéticos ou livres de açúcar. Apesar de não contar com um alto valor calórico, ao se tratarem de um produto químico fala-se muito dos seus possíveis efeitos no corpo a longo prazo ou se consumido em excesso, existindo bastante polêmica sobre o seu uso.

Diferenças entre o açúcar e os adoçantes

Com as descrições anteriores ficam claras algumas das principais diferenças entre o açúcar e os adoçantes:

  • O açúcar vem de alimentos e produtos naturais, o adoçante é um produto elaborado quimicamente.
  • O açúcar adoça mas também traz energia e calorias, o adoçante só conta com o efeito doce mas com a metade ou menos das calorias que o açúcar possui.
  • O açúcar é absorvido de forma rápida pelo corpo, servindo como uma fonte de energia, enquanto os adoçantes são absorvidos de forma mais lenta e não trazem energia.
  • O excesso no consumo de açúcar pode causar problemas como obesidade, diabetes do tipo 2 ou pressão alta. O adoçante é usado normalmente como substituto do açúcar para pessoas que não podem consumir este produto por problemas de saúde ou por regimes alimentares, mas o seu abuso também causa problemas intestinais, diarreias frequentes e dores estomacais.

Se tem algum problema de saúde ou prefere simplesmente trocar um produto pelo outro, confira no nosso artigo como substituir o açúcar por adoçante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre o açúcar e adoçante, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.