Qual é a diferença entre marinar e macerar

Qual é a diferença entre marinar e macerar
Imagem: directoalpaladar.com

Com frequência utilizamos os conceitos 'marinar' e 'macerar' para aromatizar a carne, o peixe ou outro tipo de alimento, ou para conservá-los. Usamo-los indistintamente e às vezes de forma errada, já que, ainda que sejam processos similares, não cumprem as mesmas funções nem são usados os mesmos ingredientes. Para que você saiba qual é a diferença entre marinar e macerar, neste artigo de umComo vamos contar-lhe.

Marinar

A marinada é uma técnica culinária que se baseia em aromatizar ou conservar um determinado alimento. Para isso são utilizados líquidos aromáticos, como óleos, vinagre ou vinho, ervas e especiarias para temperar e reforçar o sabor do alimento marinado. Normalmente esta técnica é usada para peixes e verduras para que se revistam do sabor e amoleçam antes de cozinhá-los. Quando se usa para a carne, chamamos normalmente de tempero. No entanto, marinar e temperar são técnicas sinônimas, já que o processo e os ingredientes são os mesmos.

Ao contrário de macerar, ainda que marinemos um alimento depois teremos que cozinhá-lo. E, no caso de alimentos já cozidos, podemos utilizar a marinada para conservá-los e aromatizá-los. Não devemos marinar um alimento durante mais de 24 horas e temos de guardá-lo, sempre, na geladeira. Alguns exemplos são:

  • Como marinar frango
  • Como fazer salmão marinado

Macerar

A maceração também consiste em colocar de molho um determinado alimento, mas com uma diferença: não leva condimentos. Normalmente costuma-se utilizar líquidos aromáticos como óleos ou vinagres, sucos de frutas, vinho e outras bebidas alcoólicas, para que o alimento se revista do aroma, amoleça e, dependendo do produto, cozinhe. Assim, quando maceramos não temos necessariamente de cozinhá-lo depois, já que com esta técnica se consegue curar o produto. Este é o caso dos peixes que se deixam macerar em vinagre, por exemplo.

Algumas vezes, podemos acrescentar alguma erva aromática ou especiaria para reforçar o sabor do produto macerado, como a salsa. Também podemos macerar frutas em açúcar, esta é uma técnica muito utilizada para fazer geleias.

Em confeitaria também se costuma utilizar a técnica da maceração para aromatizar frutas desidratadas, como as passas, e acrescentá-las em bolos ou outras receitas. As ameixas secas em aguardente são um claro exemplo disso.

O tempo de repouso da maceração pode ser mais longo que o da marinada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre marinar e macerar, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.