Qual é a diferença entre data de validade e consumo preferencial

Qual é a diferença entre data de validade e consumo preferencial

Em muitas ocasiões, não sabemos o que significa a data que vem indicada na embalagem dos alimentos, seja de validade ou de consumo preferencial. Ficamos na dúvida sobre se podemos consumir os produtos após vencida essa data, se vai supor um risco para nossa saúde ou se podemos ingeri-los sem problema. Este é um tema muito importante e que todas as pessoas que manipulam alimentos deveriam conhecer. Por isso, em umComo, explicamos qual é a diferença entre data de validade e consumo preferencial.

Passos a seguir:
1

A data de validade deve ser indicada com dia e mês em produtos muito perecíveis, isto é, que se estragam cedo e contam com risco microbiológico. É o caso de carnes e peixes crus e frescos, que duram poucos dias e nos quais pode haver bactérias patogênicas.

Imagem: catedu.es
2

Quando tiver passado a data de validade, esse produto não deve ser consumido, porque existem riscos de que esteja em mau estado e pode chegar a ser perigoso, devido à presença de bactérias patogênicas.

3

Por outro lado, a data de consumo preferencial aplica-se a produtos que têm uma duração mais ampla e que não apresentam riscos microbiológicos. Na etiqueta é exibida a legenda "consumir preferencialmente antes de..." seguido da data com dia e mês, mês e ano ou apenas o ano.

Imagem: logismarket.es
4

Esta data indica que, uma vez passada, esse alimento pode ter perdido parte de suas propriedades: diferença de sabor, variações no aroma, mudança de textura ou cor... Mas não significará um risco para a saúde.

5

Desta forma, a principal diferença entre a data de validade e de consumo preferencial encontra-se no fato de que a validade se refere a condições de segurança, enquanto a de consumo preferencial responde apenas a valores de qualidade.

6

A data de consumo preferencial não só vem indicada em produtos alimentares, como em outros produtos, como é o caso dos cosméticos, também levam impressa uma data que indica o tempo durante o qual o cosmético após ser usado após ter sido aberto. Este prazo temporário responde à sigla inglesa PAO (Period After Opening) e pode ser encontrado nos potes de cosméticos em forma de um símbolo de pote de creme aberto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre data de validade e consumo preferencial, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.