Infusão de chá

Qual é a diferença entre chá e infusão?

Qual é a diferença entre chá e infusão?
Imagem: wallpaperdt.biz

Muitas vezes costumamos falar de chá ou de infusão como uma mesma coisa, mas a realidade é que estas duas bebidas contam com diferenças importantes tanto em seus ingredientes como em suas propriedades e benefícios sobre nosso corpo. Sabe quais são? Em umComo.com.br explicamos qual é a diferença entre chá e infusão, e quais são as contribuições oferecidas por estas diferentes alternativas.

Índice

  1. Diferenças entre o chá e as infusões
  2. As infusões podem ser também chamadas de chá?
  3. Para que servem as infusões?

Diferenças entre o chá e as infusões

Ainda que costumamos agrupá-las, não se trata do mesmo tipo de bebida.

As infusões são feitas a partir de água muito quente mas sem ferver, com plantas naturais que podem ou não ser chá. Isto é, muitas destas bebidas, como as infusões digestivas ou as infusões para dormir, são completamente livres de cafeína pois são realizadas com base em outras plantas medicinais. A camomila, a melissa ou a cavalinha são consideradas infusões e não chá.

Por sua vez o chá é sempre realizado com plantas que procedem da camellia sinencis, e que portanto contêm cafeína. Bons exemplos disso são o chá verde, o oolong e o chá vermelho. Além disso, este tipo de bebida deve ser preparada sempre com água fervendo e, ainda que conte com diversos benefícios dependendo do seu tipo, não é indicada para pessoas sensíveis aos estimulantes, como quem sofre de problemas cardíacos ou intestino irritável.

As infusões podem ser também chamadas de chá?

As infusões só podem ser chamadas de chá quando são elaboradas com qualquer planta derivada da camellia sinencis, ainda que para diferenciar os termos especialmente entre as pessoas que não podem ingerir cafeína, costuma-se chamar de infusão as bebidas realizadas com plantas medicinais que não têm este estimulante.

Para que servem as infusões?

As infusões contam com enormes benefícios para nosso corpo, os quais dependerão do tipo de planta medicinal com base na qual sejam feitas. Existem diversas infusões que nos ajudam a tratar diferentes condições, por isso em umComo convidamos você a consultar nossos artigos a respeito das infusões para:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre chá e infusão?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Francisca paula Barbosa
A importância dos chã pra diabetes e hipertenso e dores no corpo
Imagem: wallpaperdt.biz
Qual é a diferença entre chá e infusão?