Qual a validade dos ovos

Qual a validade dos ovos

Por serem frágeis, ovos são um dos alimentos mais delicados, mas a verdade é que eles podem ser conservados por bastante tempo: contam com um prazo de validade de aproximadamente 28 dias, período superior ao da maioria dos alimentos frescos.

No supermercado, você vai notar que os ovos são mantidos à temperatura ambiente. Porém, em casa, o melhor a fazer é colocá-los na geladeira e não tirá-los de lá, pois as mudanças bruscas de temperatura podem acabar estragando mais rápido o alimento. Se você quer saber mais sobre qual a validade dos ovos crus ou cozidos, além de entender quando eles estão de fato estragados, continue lendo este artigo do umCOMO.

Ovo fora da geladeira estraga?

Os ovos podem ser conservados fora da geladeira, mas essa não é a forma mais recomendada, já que quando frescos eles vão durar por um período mínimo de 7 e máximo de 10 dias.

Se você deixá-los fora da geladeira por um tempo ainda maior do que o indicado, eles estarão propensos a contrair microorganismos e bactérias que se multiplicam rapidamente. Isso pode resultar em uma das doenças mais comuns contraídas graças ao consumo de ovos: a salmonella.

Quanto tempo dura o ovo na geladeira?

A validade do ovo na geladeira tem um período que varia entre 3 a 5 semanas consecutivas. Colocá-los no refrigerados é a melhor forma de conservação, pois permite que eles fiquem conservados em bom estado por muito mais tempo, sem perder suas propriedades nutritivas e nem alterar o sabor.

Tenha em mente que o melhor local para armazená-los dentro da geladeira, ao contrário do que muita gente acredita, não é na prateleira que fica na porta, mas sim no interior do refrigerador - é lá que a refrigeração fica mais concentrada, com uma temperatura mais estável, o que ajuda a prevenir problemas de saúde.

Dependendo do caso e das medidas tomadas para refrigeração, você poderá continuar usando seus ovos mesmo após a data de vencimento. Ainda nesta página, mostraremos como saber se os ovos estão estragados e se você poderá continuar consumindo ou não o alimento.

Quando decidir cozinhá-los, tire da geladeira apenas a quantidade de ovos que você precisa, e utilize-os de imediato, tomando cuidado para não deixá-los fora do refrigerador por mais de duas horas. Como já mencionamos, os ovos não costumam responder bem a mudanças bruscas de temperatura, e há o risco de que estraguem.

Muita gente se pergunta sobre o quão seguro é comer ovos crus, por isso respondemos a essa pergunta em nosso artigo comer ovos crus faz bem?

Quanto tempo dura o ovo cozido na geladeira?

São diversas as receitas que levam ovos cozidos, sendo que as mais comuns são as saladas. Quando cozidos, os ovos podem ser conservados na geladeira por um tempo máximo de 7 dias, desde que estejam com casca. Fora da casca, é recomendável consumi-los imediatamente.

Como guardar ovo cozido na geladeira

Cabe dizer, ainda, que é importante não deixar passar um período máximo de duas horas após o cozimento para guardar os ovos na geladeira, com o objetivo de prevenir intoxicações.

Caso você queira comer os ovos cozidos de vários dias atrás e ainda não os tenha descascado, leve em consideração o seguinte:

  • Evite retirá-lo da geladeira com muito tempo de antecedência. Isso poderá demorar, no máximo, 2 horas em temperatura ambiente.
  • Para que ele não fique muito gelado no momento do consumo, coloque-o dentro de um copo com água quente por alguns minutos, e logo você poderá retirá-lo e descascá-lo.

Cozinhar os ovos é uma das formas mais saudáveis de consumir esse alimento tão nutritivo. Sugerimos a leitura do post sobre como saber quando o ovo está cozido, alternativa saudável em substituição dos ovos fritos.

Ovo na geladeira estraga?

Pode ser que você tenha deixado um ovo por semanas dentro da geladeira, e se pergunte por quanto tempo os ovos duram após a data de validade. Infelizmente, não existe uma resposta definitiva, e é sempre melhor verificar se o ovo estragou antes de cozinhá-lo. Existem muitas maneiras de descobrir se um ovo está estragado, algumas delas são:

  • O mau cheiro é uma das principais características do ovo estragado. Se você notar o odor, deve descartar o ovo imediatamente.
  • Coloque o ovo dentro de um copo com água. Se ele flutuar, significa que está estragado. Caso ele afunde, é indício de que está fresco e pode ser usado nas suas receitas.
  • Se você já quebrou o ovo, trate de mexê-lo em movimentos circulares. Se a gema não for mantida no centro, significa que o ovo está ruim. Além disso, se você ouvir qualquer tipo de som, isso também significa que o ovo está em mau estado.
  • Por meio da gema também é possível verificar se o alimento está em estado de decomposição. Se notar manchas ou inconsistências, descarte-as imediatamente.
  • Se a casca estiver rachada ou danificada, provavelmente o ovo também está estragado.

Os ovos são importante fonte de proteínas para o nosso organismo, de modo que com eles é possível preparar uma leva de pratos altamente nutritivos. Conhecer a validade desse alimento vai te ajudar a prepará-lo aproveitando todas as suas propriedades. Se você quer conhecer todos os benefícios do ovo, te convidamos a clicar no link para descobrir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a validade dos ovos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.