Qual a origem da noz moscada

Qual a origem da noz moscada

A noz moscada é uma especiaria bastante utilizada em pratos étnicos, nomeadamente da Índia e da Indonésia. Ela é obtida através da semente do fruto da moscadeira. Essa árvore pode atingir cerca de 20 metros e a sua madeira é muito boa para confeccionar móveis. A noz moscada e o macis inicialmente eram utilizados durante a Idade Média na culinária e na medicina, devido às suas propriedades de tempero e conservantes. Eram comercializados por comerciantes árabes que vendiam a preço bastante elevado mas nunca revelavam a sua origem. Se quiser saber qual a origem da noz moscada continue lendo esse artigo do umComo.

A moscadeira e composição da noz moscada

A noz moscada vem da árvore moscadeira. É uma planta que tem os dois sexos separados, tem tanto flores masculinas como flores femininas e a sua polinização é cruzada. Mas para as plantas masculinas fecundarem as femininas, é necessária apenas uma pequena parte de plantas masculinas, cerca de 10%.

A membrana da noz moscada se chama macis e tem uma cor laranja-avermelhada. Esta especiaria tem um sabor suave e aromático, sendo bastante utilizada em pratos salgados, talvez devido ao seu palato ser semelhante a uma mistura de canela com pimenta-do-reino. É uma especiaria muito versátil, servindo como condimento em inúmeros pratos desde doces a salgados assim como carnes. Contudo, se consumida em excesso provoca alucinações tanto visuais como auditivas.

A moscadeira está facilmente adaptada a climas quentes e úmidos, condições reunidas no Sul da Bahia. Prefere locais de baixa altitude, preferencialmente abaixo dos 500 metros. Os solos para a sua plantação devem ser ricos em matéria orgânica, bem drenados e fundos.

Das Molucas para o Mundo

A noz moscada é originária das ilhas Banda, nas Molucas, Indonésia. Inicialmente eram apenas comercializadas pelos árabes para a Europa cujos habitantes apreciavam bastante as propriedades da noz moscada, tanto como tempero como medicinal. No entanto, os preços eram demasiado elevados, e com os Descobrimentos a permitirem diminuir os gastos, o rei de Portugal autorizou um ataque a Malaca, na altura o centro comercial da Ásia, dessa forma conseguiu obter a localização da noz moscada entre outras especiarias. Através dessa abertura ao mundo, o cultivo da moscadeira se internacionalizou, passando a ser cultivada na Índia, Malásia, Caraíbas e claro no Sul da Bahia.

Atualmente e devido às condições da região do Sul da Bahia, a produção de noz moscada inicia-se quando a moscadeira tem quatro anos, nas outras regiões onde é cultivada, a produção só começa um pouco mais tarde, quando tem 6 anos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a origem da noz moscada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.