Qual a melhor lenha para churrasco

Qual a melhor lenha para churrasco

Quando faz bom tempo dá sempre aquela vontade de assar uma carne no churrasco, fazer um fogo bem bonito, deixar as brasas acalmar e botar a carne no lume. Enquanto isso vai uma cervejinha para abrir o apetite e dois dedos de prosa para preparar a boca pra comer. No entanto, antes de acender sequer a chama, tem que preparar o fogo, e se é como eu que prefere a madeira fica a dúvida qual a melhor lenha para churrasco, aqui no umComo nós dizemos.

Madeira e Fumo, a essĂȘncia

Existem vários tipos de madeira que pode usar para grelhar/assar a carne num churrasco. Tudo depende do seu gosto e da carne que pretende cozinhar. Na verdade a madeira diferencia-se entre madeira dura e suave. Sendo que a diferença é a densidade celular. Madeiras duras como carvalho e nogueira têm mais densidade, por isso são mais difíceis de atear lume, mas quando acesas produzem brasas extremamente quentes e duradouras. Enquanto que madeira da macieira ou cerejeira são suaves, mais fáceis de acender e há quem diga que o seu fumo dá um sabor mais adocicado à carne. As diferentes densidades da madeira também servem para diferenciarmos os tipos de carne ou peixe que vamos grelhar/assar no nosso churrasco.

Preparando a madeira

O ideal para um churrasco será uma mistura de madeiras suaves e duras. A madeira suave acende mais rápido e a uma temperatura menor, sendo boa para iniciar o fogo, o problema é que queima rapidamente logo não tem uma boa temperatura para cozinhar, é aí que entra a madeira dura. Geralmente e preferencialmente essa madeira é mais seca, mas como é mais densa demora mais tempo a criar uma boa chama. Assim que estiver acesa, deixe ela queimar bem criando umas boas brasas, que são mais quentes que o fogo. Essas brasas de madeira dura vão durar bastante tempo e são ideais para cozinhar. Lembre-se de utilizar pedaços de madeira mais pequenos, dessa forma consegue brasas mais rapidamente. E pode ir sempre acrescentando mais, se chegarem mais convidados e tiver mais carne para grelhar.

Que madeira evitar? E quais usar para cada carne?

Antes de começar a queimar a madeira para fazer brasas lembre-se que nem toda a lenha é viável para cozinhar. Deve evitar as lenhas resinosas como pinheiro porque estas vão libertar fumos que irão tornar a comida completamente intragável. Além disso evite também utilizar lenha que esteja ainda verde ou molhada. Principalmente porque além de demorar imenso tempo a acender, elas também vão libertar substâncias que em vez de melhorar o sabor da carne vão apenas piorar.

Para grelhar/assar porco e vaca utilize mesmo a madeira seca e de nogueira ou carvalho. Essas duas espécies de madeira aguentam bem o fogo, produzem boas brasas e duradouras, cozinhando a carne no ponto e na temperatura ideal para criar a crosta gostosa e ao mesmo tempo cozinhar a carne por dentro. Para carnes mais magras e peixe, pode sempre usar lenha de cerejeira ou de macieira porque esta comida é mais rápida de cozinhar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a melhor lenha para churrasco, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.