Qual a diferença entre melado e melaço

Qual a diferença entre melado e melaço

Há uma maneira de conseguir um chá açucarado sem adição do açúcar ou adoçante, e não, não estou falando de mel, mas é parecido. Eu estou falando de uma espécie de xarope que tem propriedades nutritivas excepcionais. E que na realidade é feito da cana-de-açúcar mas que acaba sendo confundido. Aposto que todos nós já nos confundimos e nos perguntamos qual a diferença entre melado e melaço? Nesse artigo do umComo acabamos com as dúvidas.

Melado

Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o melaço e o melado diferem e muito. O melado por exemplo é obtido através da evaporação do caldo da cana, ficando um líquido xaroposo. Também pode ser obtido através da rapadura, e tudo através de métodos tecnológicos próprios.

Propriedades do melado:

  • rico em ferro, ideal para quem sofre de anemia, ou para mulheres grávidas;
  • tem bastante cobre, para uma pele e cabelo saudável;
  • contém cálcio e magnésio para o desenvolvimento ósseo e sua consolidação, além de prevenir cefaleias;
  • contém potássio para os problemas do sistema nervoso e cardiovascular:
  • possui selênio e manganês e outros nutrientes que ajudam o nosso corpo contra as células cancerosas, mantém o nível de colesterol equilibrado e o corpo saudável.

Pode conseguir melado no supermercado, tem um aspecto de xarope escuro, e quanto mais escuro for melhor. Por vezes as empresas se enganam e acabam vendendo melado por melaço, no entanto é extremamente difícil encontrar melaço verdadeiro. Pode utilizar o melado como adoçante natural, ou simplesmente consumir uma colher de sopa diariamente para obter todos os nutrientes e benefícios desse xarope.

Melaço

O melaço é o parente pobre do melado, embora muitas vezes sejam confundidos, a verdade é que o melaço dificilmente se encontra à venda, a não ser em lojas destinadas a rações para animais isto porque é bastante utilizado como suplemento da alimentação de cavalos e porcos.

A forma de fabricar melaço é diferente do melado, ele é um resíduo obtido através da centrifugação aquando da fabricação do açúcar cristalizado. E a sua principal utilização é na fermentação para produção de álcool como o rum ou a cachaça. De uma tonelada de cana-de-açúcar consegue-se entre 40 a 60 kg de melaço. Que mais tarde será utilizado para as mais diversas tarefas. Desde a produção de álcool passando por suplemento de alimentação, pulverização de milho, cicatrização de pé de batata, levedura para panificação, antibióticos, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre melado e melaço, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.