Partilhar

Quais são os benefícios do vinho tinto

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 dezembro 2019
Quais são os benefícios do vinho tinto

O vinho tinto tem sido apreciado por muitas culturas ao longo dos séculos, mas atualmente não é só valorizado pelos degustadores e quem o aprecia como também pela ciência, pois cada vez mais são descobertas propriedades adicionais favoráveis para o nosso organismo. No entanto, tal como acontece com qualquer outra bebida alcoólica, nunca nos devemos exceder no seu consumo, mas um copo de vinho tinto por dia trás muitos benefícios. Quer conhecê-los? Em umComo.com.br, apresentamos alguns deles, descubra quais são os benefícios do vinho tinto e adicione um copo por dia ao seu almoço ou jantar para se manter mais saudável.

Também lhe pode interessar: Quais petiscos combinam com vinho tinto
Passos a seguir:
1

São muitos os estudos que se realizaram sobre as propriedades do vinho, que se destaca acima de qualquer outra bebida alcoólica devido ao seu conteúdo em antioxidantes. Antes de lhe explicar quais são os benefícios do vinho tinto é importante ter claro que estes só serão concedidos quando ingerimos um ou no máximo dois copos por dia, exceder esta dose não representará uma vantagem para o seu corpo.

Consumido com moderação, o vinho tinto é uma das melhores ferramentas para combater o colesterol ruim graças ao seu conteúdo em polifenóis e flavonoides, pelo que ajuda a proteger o nosso coração de diversos problemas cardíacos gerados devido ao excesso no sangue. A sua ingestão também dificulta a formação de novas células de gordura e favorece a eliminação das existentes.

Este hábito aliado a uma dieta para reduzir o colesterol, é ideal para nos mantermos saudáveis.

Quais são os benefícios do vinho tinto - Passo 1
2

O vinho tinto é uma grande fonte de antioxidantes, o que nos ajuda na luta contra o envelhecimento prematuro das células além de combater a formação de radicais livres responsáveis pelo câncer. Esta bebida contém resveratrol, uma substância que se acredita que pode reduzir o aumento de estrogênios ajudando a prevenir condições como o câncer da mama.

3

Esta mesma substância está relacionada com a prevenção de Alzheimer, pois atrasa o envelhecimento e deteriora as células entre as quais se incluem as do nosso cérebro. Os benefícios do vinho ingerido com moderação se traduzem em um mente mais ágil e ativa porque os antioxidantes melhoram a circulação arterial, ajudam a que chegue mais sangue ao nosso cérebro e impedem o endurecimento das artérias. Tudo isto dá origem a um cérebro mais saudável.

4

Um copo de vinho tinto ao almoço e outro ao jantar, protegem o coração não só dos perigos do colesterol alto como também de algumas condições como doenças coronárias, acidentes cerebrovasculares e aterosclerose, entre outros. Além disso, a sua ingestão frequente ajuda a aumentar a presença de colesterol bom em nosso sangue.

5

Um estudo realizado pela Universidade de Alberta no Canadá deixou muitas pessoas surpreendidas ao descobrir que um copo de vinho poderia ter em nosso corpo benefícios similares a uma hora de exercício. O seu conteúdo em antioxidantes melhoram a circulação sanguínea combatendo os nocivos efeitos de uma vida sedentária, mas além da sua ingestão favorece a função cardíaca e a força muscular fazendo com que o nosso coração reaja do mesmo modo que o faz ao se exercitar.

Se seguirmos uma vida ativa e uma dieta saudável podemos nos beneficiar de uma forma importante desta interessante propriedade.

6

Outro dos benefícios do vinho é a sensação de bem-estar que nos gera e que se produz devido à liberação de endorfinas estimuladas por esta bebida, isto faz com que com um copo de vinho nos sintamos um pouco mais animados e positivos.

E como se tudo isto não fosse suficiente, investigações sugerem que o vinho tinto conta com a propriedade de combater algumas das bactérias mais comuns da nossa boca, responsáveis por condições como as cáries ou a gengivite. Adicionar um copo de vinho ao seu dia a dia pode potenciar a sua saúde oral de forma interessante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do vinho tinto, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Lembre-se de que, para obter todos estes benefícios, devemos consumir vinho tinto com moderação e preferindo sempre aqueles produtos de maior qualidade.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios do vinho tinto

Quais são os benefícios do vinho tinto
1 de 6
Quais são os benefícios do vinho tinto

Voltar ao topo da página