Partilhar
Partilhar em:

Quais são os benefícios do café

Quais são os benefícios do café

O café tem sido muito popular em diversas culturas ao longo da história, atualmente é o protagonista em vários rituais: o melhor amigo pelas manhãs, o elemento que não falta em uma boa conversa entre amigos, o assíduo companheiro de todos os lanches. O seu sabor forte e as suas várias propriedades converteram-no em um importante complemento da nossa rotina diária, mas é muito mais que isso, quer saber mais? Em seguida neste artigo de umComo.com.br mostramos-lhe quais são os benefícios do café.

Também lhe pode interessar: Quais os benefícios do Café Marita

Desvendando os mitos

Durante algum tempo acreditou-se que demasiado café era prejudicial para a saúde, e de fato converteu-se em uma bebida controlada com muito cuidados por várias pessoas, mas a ciência focou-se em investigar a fundo o café descobrindo que os seus benefícios são muito maiores que as suas desvantagens e recordando que, como é lógico, tudo o que é em excesso é prejudicial, por isso o café consumido de forma moderada, duas a três xícaras diárias, pode ser benéfico para a sua saúde de muito formas.

Fonte de energia

Esta característica foi o que o tornou popular, é que a cafeína estimula o nosso sistema nervoso, fazendo com que fiquemos despertos, atentos, energéticos e com melhor humor, daí que seja o grande companheiro das manhãs. No caso das pessoas muito nervosas ou sensíveis a cafeína deve ser consumida de forma moderada.

Bom antioxidante

Como o chá, o café contém uma importante quantidade de antioxidantes, favorecendo a eliminação dos radicais livres e ajudando a prevenir alguns tipos de câncer como o do cólon e reto, uma vez que inibe a secreção de ácidos biliares que são os precursores desta doença.

Ajuda a combater a depressão

Um estudo recente acaba de o comprovar. Devidos às suas propriedades energizantes, três xícaras de café por dia ajudam a combater a depressão, que afeta muito menos as pessoas que consomem café regularmente.

Dilatador de brônquios

A cafeína é um bom dilatador de brônquios, por isso é recomendada para aquelas pessoas que sofrem de asma ou alergias que dificultam a respiração.

Reduz a dor de cabeça

Um dos grandes benefícios do café são as suas propriedades vasodilatadoras, por isso converteu-se em um grande aliado daqueles que sofrem com dores de cabeça frequentes, estando presente também como composto de muitos medicamentos para tratar as enxaquecas.

Reduz o risco da Diabetes tipo 2

a cafeína é um estimulante das células pancreáticas, beneficiando a produção de insulina, por isso tornou-se em um grande aliado para reduzir o risco de sofrer de diabetes tipo 2.

Benefícios demonstrados com estudos

Vários estudos demonstraram que consumir café ajuda a prevenir diversas doenças, por exemplo, quem toma café tem cinco vezes menos probabilidades de ter cirrose hepática, reduz as possibilidades de sofrer de Alzheimer, evita os coágulos sanguíneos e além disso está comprovado que não afeta a pressão arterial nem o ritmo cardíaco.

Outros benefícios

O café é uma boa fonte de potássio, fluoreto e magnésio, uma grande diurético e beneficia também as pessoas que sofrem de prisão de ventre, ajudando também a manter-se alerta e concentrado em determinadas situações, por isso enquanto o consumir com moderação pode aproveitar as suas muitas propriedades sem afetar a sua saúde.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios do café, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios do café

Quais são os benefícios do café
Quais são os benefícios do café