Quais são as principais variedades vodka

Quais são as principais variedades vodka

A Vodka é uma dos destilados mais consumidas no mundo, em parte graças à facilidade com que pode ser combinada com outros refrescos e utilizada como ingrediente em coquetéis de todos os tipos; mesmo que o costume original era beber sozinha, como acompanhamento de qualquer comida, para atenuar o frio que impera nos países dos quais a vodka é nativa (Rússia, Países Bálticos e Europa Central e do Leste).

Como acontece com o Uísque ou o vinho, sua popularização causou a aparição diferentes variedades. Aproveitamos para mostrar quais são os tipos de vodkas mais consumidas no mundo.

Passos a seguir:
1

Vodkas de luxo

Existem edições de autor, reservas especiais e, neste caso, vários tipos de vodka aromatizadas com diferentes sabores, principalmente frutas cítricas, frutas de toda índole e especiarias, que têm grande espaço no mercado.

2

Aromas particulares

O interesse pela novidade e em experimentar também tem originado especialidades realmente curiosas e até estranhas, como a vodka elaborada no Alasca com sabor a salmão defumado, e outros com aroma de chocolate, creme e até bolo de abóbora.

3

Sabores inéditos

Alguns dos novos sabores surgidos vão além do esperado, como o caso do fabricante que elabora vodkas com sabor a pasta de amendoim e gelatina, chá verde, bolacha, pepino, melão, canela.

4

Grande parte destas variedades foram pensadas para serem utilizadas na preparação de coquetéis, mas seria interessante (sempre com a moderação necessária na hora de consumir destilados em geral) a experiência de realizar uma prova com alguns dos sabores mais espetaculares, entre os quais podemos incluir os já comentados e outros, como uma fusão de vodka e sauvignon blanc o aromatizado com a pimenta Naga Jolokia, a mais ardida do mundo. Também podemos provar delícias como a Scorpion Vodka que, como o nome já indica, inclui um lindo exemplar desse aracnídeo no fundo da garrafa.

5

Veja também os nossos artigo:

  • Como preparar gelatina com vodka
  • Como fazer ursinhos de vodka

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as principais variedades vodka, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.