Pode congelar pastel cru?

Pode congelar pastel cru?

Quem gosta de fazer receitas em casa para vender ou para consumir por conta própria pode se perguntar qual é a melhor forma de conservar um determinado alimento para prolongar sua validade. Essa dúvida é muito comum, principalmente quando você faz uma receita que rende muitas porções e precisa congelar algumas unidades para não desperdiçar a comida que não será consumida naquele mesmo dia. É o caso do pastel, um prato salgado delicioso super tradicional de se fazer em casa em grande quantidade.

Afinal, qual é a melhor forma de armazenar pastel? Pode congelar pastel cru? Ou é melhor congelar os pastéis já fritos? Neste artigo do umCOMO responderemos a essas e outras perguntas, além de te ensinar a forma ideal de descongelar esse alimento e outras dicas para conservar e fritar pastel em casa. Confira!

Pode congelar pastel cru?

Sim, pode congelar pastel cru. Para fazer isso, o ideal é enrolar cada uma das unidades de pastel em plástico filme. Para garantir que os pastéis fiquem bem protegidos e não corram risco de pegar o cheiro ou gosto de outros alimentos que estejam armazenados no seu freezer.

A dica é guardar as unidades dentro de uma embalagem própria para congelamento ou outro tipo de recipiente que possa ir ao congelador. Vale adicionar etiquetas em cada saquinho para facilitar a sua rotina e organizar as unidades de pastel por sabor e por data de congelamento.

Essa dica pode ser super útil para quem vende mini-pastéis ainda congelados: nesse modelo de negócio, o cliente fica responsável por fritar os pastéis na sua própria casa. Essa é uma forma de comprar pastel muito popular, principalmente para as pessoas que querem economizar dinheiro, já que cada unidade costuma ser vendida por um valor mais barato quando ainda está congelada. O pastel congelado também é super procurado por quem precisa servir salgadinhos em um evento pequeno ou quer ter um lanchinho pré-pronto à disposição na geladeira.

Mas vale considerar um ponto de atenção. Se você usar ovo ou batata na sua receita, seja na massa ou no recheio, congelar pastel cru não é a melhor alternativa. Isso porque esses ingredientes podem estragar com mais facilidade, o que modifica o sabor do pastel e pode inclusive causar problemas gastrointestinais mais sérios caso o salgado seja consumido. Outros ingredientes como queijo, tomate e cheiro verde, por exemplo, não correm tanto risco de estragar, mas perdem bastante o sabor e a textura quando congelados.

Quanto tempo o pastel dura no congelador

Lembre-se também do tempo indicado para guardar os pastéis no congelador: o ideal é não ultrapassar os 3 meses, já que após esse período o pastel pode ter saído da validade e estragado.

Leia também: Quais legumes podem ser congelados

Como congelar pastel frito

Se a sua dúvida é como congelar pastel frito, saiba que a resposta é simples. Por mais que o ideal seja congelar os pastéis prontos sem fritar, também é possível congelar pastel frito. Para isso, reúna todos os salgados fritos em um recipiente ou saco plástico próprio para congelamento.

Depois, é preciso descongelá-los na geladeira e colocá-los em uma assadeira coberta com papel alumínio para aquecer no forno. Ligue o forno em temperatura média e deixe os pastéis por cerca de 20 minutos. Em seguida, retire o papel alumínio e deixe os pastéis por mais algum tempo no forno até estarem dourados e prontos para servir.

Pode congelar massa de pastel?

Surgiu a dúvida "pode congelar massa de pastel?" Aqui temos a resposta! Independente de ser uma massa de pastel caseira ou comprada pronta no supermercado, é sim possível congelar massa de pastel. Mas é preciso ter bastante cuidado na hora do armazenamento, já que a massa de pastel é delicada e pode se romper com muita facilidade.

Para massas feitas em casa, a dica é salpicar um pouco de farinha de trigo por cima da massa e enrolá-la em plástico filme. Depois, basta guardá-las no freezer dentro de um pote hermético ou tupperware bem fechado. O ideal é colocar um plástico entre uma e outra para não correr o risco de estragá-las ao descongelar.

Quando for descongelar, basta passar a massa do congelador para a geladeira, na noite anterior ao dia que pretende fritar ou assar os pastéis. Se possível, coloque as massas para descongelar em uma parte mais baixa da geladeira para garantir que elas estarão totalmente descongeladas, sem aqueles cristais de gelo na superfície.

Como descongelar pastel

Agora que você já aprendeu que pode congelar pastel e como congelar pastel, nada mais justo do que entender também como funciona o processo de descongelamento e fritura dos pastéis depois que eles ficaram guardados no freezer por algum tempo. Para quem congelou o pastel ainda cru, isto é, antes de fritar, não é necessário descongelá-los na geladeira antes da fritura.

O mais indicado na verdade é fritar os pastéis ainda congelados. A dica aqui é retirar os salgados do freezer cerca de 10 minutos antes da fritura para que eles "derretam" um pouco, mas sem descongelar por completo. Em seguida, frite-os em imersão no óleo quente, que deve estar na temperatura entre 180°C e 200°C. Abaixo dessa temperatura, é provável que os salgadinhos estourem. Já quando o óleo está muito mais quente do que a média, você corre o risco de deixá-los fritos por fora e congelados por dentro.

Para garantir que o óleo esteja na temperatura correta, faça o teste do palito. Nesta técnica, coloque um palito de fósforo na panela cheia de óleo e aguarde. Assim que ele acender, pode submergir os pastéis sem medo de errar.

De forma geral, o pastel pode ficar no óleo quente por cerca de 3 a 4 minutos. Outra dica importante é fritar menos pastéis por vez, para que cada unidade frite de forma homogênea e não corra o risco das massas grudarem umas nas outras.

Após a fritura, é muito importante retirar o salgado do fogo com uma escumadeira, escorrer o excesso de óleo e deixá-lo descansar sob um papel toalha para que ele não fique encharcado no momento do consumo. Todas essas são boas práticas e dicas que vão te ajudar a descongelar e fritar seus pastéis de forma segura, garantindo muito sabor e crocância.

Você também pode se interessar por:

  • Como fazer pastel de feira
  • Como fazer massa de pastel

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode congelar pastel cru?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Bibliografia
  • RECEITAS NESTLÉ. Como congelar salgadinhos: veja como fazer o congelamento de salgadinhos e pão de queijo. Disponível em: <https://www.receitasnestle.com.br/dica/2016/11/18/como-congelar-salgadinhos> Acesso em: 16 de fevereiro de 2022.