Pode congelar ovo cozido?

Pode congelar ovo cozido?

Conservar alimentos para que eles não apodreçam ou percam sabor e, ao mesmo tempo, poder administrá-los de acordo com as suas necessidades é algo fundamental em qualquer ambiente doméstico. Porém, sempre surgem dúvidas quando o assunto é congelar alimentos, quais podem ir para o congelador e quais não, etc.

Vamos pegar como exemplo o caso dos ovos, ingrediente muito importante em diversas culinárias ao redor do mundo, mas que muita gente não sabe se é ou não possível congelá-los. Se você quer saber se pode congelar ovo cozido ou fresco, além de conhecer as melhores maneiras de fazê-lo, continue lendo este artigo do umCOMO, que é autoexplicativo.

Pode congelar ovo cozido?

É possível que, mais de uma vez, você tenha acabado comprando mais ovos do que o necessário, mas também não saiba como conservá-los em bom estado caso eles não possam ser congelados. A resposta, aqui, é simples: sim, você pode conservar ovos no congelador, desde que mediante uma série de condições.

  • Antes de mais nada, você deve levar em conta o estado dos ovos, se eles estão frescos ou cozidos. Como acontece com todos os alimentos, é sempre recomendável conservá-los quando frescos, até para evitar problemas na textura e no sabor.
  • Outra dica para seguir é que você nunca deve congelar ovos com casca, pois é bem provável que eles explodam graças ao aumento do volume do conteúdo interno, o que causaria um estrago em matéria de sujeira no seu congelador.
  • Você também não deve congelar ovos "duros" (tipo de ovo cozido servido como aperitivo), pois as claras, após descongelar, vão acabar adquirindo uma textura desagradável para consumo, semelhante à da borracha.

Como congelar ovo cozido

Sim, você pode congelar ovo cozido. Mesmo assim, tenha em mente que essa não é a melhor forma de congelar os ovos, pois sabor e textura podem mudar bastante após o descongelamento, fazendo com que o consumo do alimento não seja tão agradável quanto quando eles estão frescos. Existem várias formas de congelar ovo cozido, e no umCOMO destacamos as mais importantes:

  • Depois de cozinhar os ovos, pique-os em pedacinhos e misture-os em outras receitas, como em uma salada. Dessa forma, você poderá evitar parcialmente a perda da textura e do sabor originais.
  • Outra forma de congelar ovos cozidos é separando a gema da clara, congelando as diferentes partes do ovo em saquinhos distintos. A gema costuma suportar melhor as baixas temperaturas do que a clara e, caso o sabor das claras não te agrade tanto assim, pelo menos você conseguirá aproveitar metade do ovo congelado para consumo.

Como congelar ovo fresco

Agora que você já sabe que é possível congelar ovo de algumas maneiras diferentes, vamos falar sobre como congelar os ovos. Como ocorre com qualquer outro alimento, é claro que a melhor forma de congelar ovos é quando eles ainda estão frescos. Dessa forma, você conseguirá aproveitar mais do sabor e da textura originais do ingrediente, desde que os processos de congelamento sejam cumpridos.

Há três formas de congelar ovo cru e fresco:

Dicas para congelar ovos inteiros

  1. Abra os ovos e despeje o conteúdo em um recipiente, como um balde de gelo ou outro similar, com largura suficiente para que os ovos caibam inteiros dentro dele. Você também pode usar recipientes específicos para fazer cupcakes, e colocar um ovo inteiro em cada um deles.
  2. Coloque o recipiente no congelador e espere algumas horas até que os ovos congelem.
  3. Depois de verificar se eles realmente congelaram, você pode retirá-los do recipiente e colocá-los em um saquinho selado para evitar que absorvam outros odores e, assim, mantê-los armazenados no freezer sem maiores problemas.

Congelar gemas e claras separadamente

A organização americana American Egg Board[1] recomenda o congelamento dos ovos frescos por meio da separação das gemas e das claras, para que textura e sabor permaneçam conservados. Por isso, é importante separar ambas as partes do ovo fresco antes de colocá-las no freezer. Se você tem dificuldades, deixamos aqui um vídeo que ensina um truque para separar a gema da clara do ovo.

O congelamento das claras é bem simples, basta seguir o mesmo método do balde de gelo e da bolsa hermética, que ensinamos acima. Por outro lado, para as gemas, é preferível batê-las antes de congelar, adicionando sal ou açúcar (de acordo com a receita que você deseja fazer posteriormente com esses ovos).

Congelar ovos inteiros e batidos

Outra maneira de congelar ovos frescos é batê-los previamente, misturando assim a gema e a clara. Dessa forma, você estará congelando-os inteiros e batidos. Esse método vai permitir que você faça receitas de ovos mexidos, tortilhas, quiche de verduras e outras receitas com mais facilidade.

Ovo congelado dura quanto tempo?

Depois de entender como congelá-los, é importante também que você saiba por quanto tempo o ovo pode ser congelado de acordo com seu estado:

  • Claras de ovos frescos, separadas das gemas: você poderá mantê-las no freezer por um período de até 12 meses antes de consumi-las. Se quiser congelar as gemas corretamente, terá que batê-las previamente junto com as claras.
  • Ovos crus e frescos: aguentam um tempo máximo de 12 meses no congelador antes de serem consumidos.
  • Ovos cozidos: você pode congelar pratos contendo ovos cozidos durante um intervalo que varia entre 2 e 3 meses.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode congelar ovo cozido?, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Referências
  1. Egg Nutrition Center. Egg nutrition basics. American Egg Board: https://www.eggnutritioncenter.org/egg-nutrition-basics/