Pode congelar cebola?

Pode congelar cebola?

A cebola é um ingrediente fundamental e essencial nas cozinhas de todo o mundo. Sua versatilidade e sabor acompanham todos os tipos de receitas e fornecem a base para sopas, refogados, guisados e molhos. Este vegetal pode ser consumido de muitas maneiras e sua intensidade e consistência podem variar rapidamente, pois pode ser cozido muito rápido.

Qualquer cozinheiro que se preze terá sempre uma rede de cebolas à sua disposição, mas é normal que às vezes não queiramos ter uma quantidade muito grande por medo de que elas acabem estragando. Uma das soluções mais simples para armazenar alimentos é o congelamento e, no caso das cebolas, este pode ser um recurso muito útil. No entanto, existem algumas restrições.

Neste novo artigo do umCOMO vamos responder à pergunta: pode congelar cebola? e quais são as formas mais seguras de fazê-lo para que elas não percam nenhuma de suas propriedades e estejam prontas para serem jogadas na frigideira.

Pode congelar cebola? Passo a passo correto!

Pode congelar cebola? A resposta é: sim, as cebolas podem ser congeladas. Mas, antes de considerar o congelamento da cebola em casa, devemos ser muito claros sobre para que queremos usar a cebola congelada depois.

Durante o processo de congelamento, alguns alimentos acabam perdendo sua textura e consistência e, no caso da cebola, isto é frequentemente o caso quando são submetidos a processos de frio e água. É por isso que só é recomendável congelar a cebola se ela for ser utilizada para cozinhar e não para comer crua.

Como congelar cebola picada

Se temos esse ponto claro, o processo de congelamento será muito fácil de realizar. Veja o passo a passo correto:

  1. Escolha uma cebola que esteja saudável, sem ressecamento ou mofada.
  2. Descasque e limpe bem, retirando o talo e quaisquer brotos verdes.
  3. Escolha o corte que você quer dar. Se quisermos usar a mesma cebola para várias receitas, podemos cortá-la de maneiras diferentes e separá-las em pilhas diferentes.
  4. Devemos remover qualquer umidade remanescente com a ajuda de papel absorvente para evitar que ela fique grudada ao colocarmos no freezer.
  5. Depois basta colocar cada pilha em um saco especial para congelamento, escrever o nome e a data e colocá-los no freezer.

Cebola congelada: quanto tempo dura no freezer?

Congelar cebola crua ou conservar cebola cortada, como qualquer outro produto fresco, tem uma vida útil na geladeira durante a qual perderá suas propriedades e também seu sabor.

Mesmo assim, este tempo é suficiente para que você possa fazer uso dela, já que estamos falando de até seis meses de armazenamento congelado. Entretanto, a recomendação é que, dentro de dois ou três meses, você deve começar a usá-la e aproveitar o momento em que a cebola pode lhe dar os melhores resultados.

Como descongelar cebola

Este é sem dúvida um dos passos mais simples, uma vez que, como a cebola só será utilizada para processos de cozimento, não precisamos cumprir estritamente um tempo de descongelamento como no caso da carne ou do peixe. Além disso, se a cebola for usada enquanto ainda estiver congelada, está provado que dará melhores resultados, pois seu sabor estará mais intacto:

  1. Você deve selecionar a bolsa com a data mais antiga e o corte em que está interessado.
  2. Proceda com a receita da cebola, obtendo um ingrediente de primeira classe com sabor original em questão de segundos.

O congelamento é um procedimento que favorece o uso de alimentos. Muitos produtos frescos podem ser muito voláteis quando são recém comprados. Entretanto, congelando-os, podemos prolongar sua vida por meses e evitar ter que jogá-los fora.

Além disso, talvez tenhamos que passar uma tarde limpando, picando, classificando e arrumando a geladeira e os ingredientes. Mas, a longo prazo, economizaremos tempo ao cozinhar, tendo tudo na ponta dos dedos e, no caso das cebolas, sem ter que esperar para usá-las.

Agora que você já sabe como congelar cebola, não perca estes artigos do umCOMO:

  • Como congelar as verduras
  • Como congelar os tomates

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode congelar cebola?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Para evitar que os sacos que vamos usar para congelamento fiquem grudados e a cebola acabe colando no interior, o ideal é ter uma bandeja dentro da geladeira onde os sacos possam ser colocados horizontalmente para que possam ser retirados mais facilmente.
  • Assim como as cebolas, também podemos congelar outros derivados, como cebolinhas, alho-poró ou alho, seguindo as mesmas etapas e processos de degelo.