Pode congelar batata?

Pode congelar batata?

Alimento imprescindível na maioria das cozinhas do mundo todo, as batatas são protagonistas em diversas receitas. Além disso, a batata é um alimento bastante completo, rico em carboidratos, potássio, vitamina C e minerais, como o ferro e o magnésio.

A batata inteira pode durar bastante tempo na nossa despensa, entre seis e sete semanas, mas mesmo assim acontece de algumas delas acabarem mais próximas de estragar do que outras. Muitos alimentos podem ser congelados sem maiores problemas, mas outros são seriamente afetados quando isso acontece. Se você quer saber se pode congelar batata ou não, sejam elas cruas, fritas, em forma de purê ou cozidas, siga lendo este artigo do umCOMO. Além disso, você vai descobrir a maneira mais eficaz de fazê-lo. Não perca!

Pode congelar batata crua?

Sim, pode congelar batata crua. No entanto, deve ser destacado que o processo de congelamento afeta gravemente a textura das batatas, tornando-as mais aquosas. Algo semelhante acontece com o sabor, que será menos intenso. Não espere uma batata como se você tivesse acabado de comprá-la fresca, embora com essa possibilidade você pelo menos possa aproveitar todas elas e não jogar comida fora.

O melhor para manter a batata em bom estado é congelar o alimento cru e descascado. Portanto, descasque as batatas e coloque-as em um saco hermético ou a vácuo antes de congelar. Isso também vai proteger o alimento da abrasão devida ao frio intenso. Da mesma forma, você pode congelar as batatas cortadas cruas. O processo é igual ao da batata inteira e, se quiser, você pode obter mais informações sobre em nosso artigo Como conservar batata descascada.

Pode congelar batata cozida?

E congelar batata cozida ou ensopada, é possível? Sim, você pode congelar batata cozida. Na verdade, quando congelamos qualquer tipo de ensopado, as batatas já estão incluídas. Você apenas tem que saber que encontrará o mesmo problema exposto anteriormente: batatas cozidas congeladas perderão muita consistência, tanto no sabor quanto na textura.

Portanto, a melhor alternativa é congelar apenas o ensopado já preparado e, quando você for descongelar o prato para consumi-lo, vale preparar novamente batatas cozidas cortadas em pequenos pedaços. Assim, você vai evitar que o ensopado fique muito pastoso.

Pode congelar batata frita?

As batatas fritas congeladas podem ser encontradas em qualquer supermercado, mas isso pode te fazer pensar que elas podem ser congeladas sem maiores problemas. Cuidado! Não leve isso como verdade absoluta, já que as batatas fritas já prontas usam de um processo industrial de congelamento bastante complexo (e inacessível para o ambiente doméstico).

Para congelar batata frita em casa, siga os passos:

  1. Corte as batatas e coloque-as em um recipiente com água, sal e um pouco de vinagre.
  2. Frite as batatas no óleo até que estejam meio fritas, sem dourar completamente.
  3. Retire-as do óleo e escorra para evitar que grudem no freezer.
  4. Separe-as individualmente em uma bandeja coberta com filme plástico e coloque-as no freezer.
  5. Quando estiverem meio congeladas, você pode colocá-las em um saco normal e congelar o alimento assim.

O ponto positivo em usar batatas fritas congeladas está no fato de que não é necessário descongelá-las antes de usá-las. Você só precisa fritá-las por mais alguns minutos até que fiquem douradas.

Pode congelar purĂȘ de batata?

Preparou purê de batata e sobrou? Você pode congelá-lo sem problemas. Mesmo que o prato seja preparado com leite e manteiga, é compatível com o freezer. A textura original será ligeiramente perdida quando você descongelar o purê, mas isso pode ser recuperado ao usar o liquidificador novamente.

Evite congelar o purê de batata ainda muito quente, pois isso pode criar uma camada de gelo na superfície que vai fazer com que ele perca um pouco do sabor. Espere que o purê esfrie em temperatura ambiente e guarde-o em sacos de fecho hermético para que nem uma gota escape.

Como congelar batata corretamente

Aqui estão os melhores truques para você descobrir como congelar batata corretamente. Embora existam algumas diferenças no sabor e na textura, você pode reduzir essas desvantagens fazendo o seguinte:

  1. Lembre-se, a melhor maneira é congelar as batatas descascadas.
  2. Ligue o fogo, coloque uma panela com água e espere que comece a ferver.
  3. Quando a água começar a ferver, acrescente as batatas e cozinhe-as por cinco a dez minutos. O tempo vai depender do tipo de batata que você selecionou ou do tamanho delas.
  4. Retire as batatas e coloque-as em um recipiente com gelo e água para esfriar.
  5. Seque as batatas para evitar a formação de uma camada de gelo ao redor delas.
  6. Você pode cortar as batatas ou congelá-las inteiras, isso não vai afetar a qualidade.
  7. Armazene as batatas em sacos de freezer ou recipientes herméticos para evitar a abrasão do frio intenso.
  8. Dessa forma as batatas vão durar por vários meses.

Siga essas etapas para congelar batatas recheadas, batatas assadas ou em qualquer outro tipo de cozimento. Se você quer saber como congelar outros alimentos, não perca nosso artigo Pode congelar massa de pizza?

Como descongelar batatas

Depois de saber que pode congelar batata e como fazê-lo, vai chegar o momento em que será preciso usá-las novamente para preparar alguma receita. A seguir, te mostramos também os melhores truques para descongelar batata corretamente:

  • Retire as batatas do congelador e guarde-as em um recipiente hermético.
  • Guarde as batatas na geladeira por 24 a 48 horas antes de cozinhar. Quanto mais tempo você puder esperar, melhor descongeladas elas ficarão.
  • Você também pode descongelar apenas parte das batatas. Isso não vai afetar a qualidade do restante delas.
  • Em situações de falta de tempo, você pode cozinhar as batatas para que elas descongelem mais rápido. Pode ter certeza de que elas precisarão de alguns minutos extras para cozinhar, tanto as batatas cruas quanto as já prontas.

Procurando por opções rápidas? Então não perca nosso artigo sobre Como descongelar carne no micro-ondas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode congelar batata?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.