
Os animais bivalves apresentam uma concha com duas metades (ou valvas). Estas espécies pertencem ao grupo dos moluscos, que são animais com corpo mole. Os bivalves variam em tamanho, cor e formato - pequenas conchas podem medir apenas um milímetro e meio, enquanto que os mexilhões gigantes podem chegar a medir mais de um metro e pesar mais de duzentos quilogramas. Como o peixe, os bivalves são ricos em proteína e possuem um baixo teor de gordura. São, também, ricos em em sais minerais como cálcio, o zinco e o selênio. Aprenda o que são bivalves e o que pode fazer com eles, neste artigo umComo.
Tipos de bivalves
Dentro deste grupo animal, destacam-se a amêijoa, a conquilha, o berbigão, a ostra, a vieira e o mexilhão. Existem, contudo, cerca de quinze mil espécies de bivalves que chamamos de marisco. Podem viver em água salgada ou água doce e alimentam-se de algas e fitoplâncton.

Bivalves e a sua saúde
Na maioria dos casos, a maneira como se prepara o bivalve determina o seu teor em gordura. Cozendo, grelhando ou assando faz com que a refeição seja pouco calórica do que uma fritura. O molho também determina o número de calorias do prato: umas gotas de limão serão sempre mais saudáveis que um molho coquetel. Especialistas dizem que o marisco tem elevado teor de colesterol. No entanto, estudos recentes sugerem que há, em algumas espécies, potencial de redução de colesterol no organismo. Aparentemente, a amêijoa é um deles, já tendo sido identificada como tendo um bom resultado no tratamento da anemia (por ser rica em ferro e vitamina B12, indispensável à formação de glóbulos vermelhos). Os mariscos são, como o peixe, uma importante fonte de ácidos gordos essenciais como ômega 3. Estes ácidos conferem proteção do aparelho cardiovascular e são igualmente importantes para manter as membranas das células cerebrais e da retina saudáveis. O selênio, quando em conjunto com a vitamina E, promove o crescimento do organismo e, como antioxidante, previne o câncer. Este nutriente está presente em bivalves como berbigão, mexilhão e vieira). O zinco contribui muito para a cicatrização de feridas e para o desenvolvimento dos órgãos reprodutores. Os bivalves são, também, muito ricos em vitaminas do complexo B. Oferecem um contributo significativo para o metabolismo celular na manutenção da saúde de nervos, pele, boca, olhos, fígado e intestinos.

Preparando bivalves
Apesar de poderem ser usados para diferentes coisas como a extração de pérolas para fazer jóias, o destino principal dos bivalves é o nosso prato. Existem várias receitas deliciosas de bivalves. Para aprender a fazer algumas, confira como fazer amêijoas em molho verde, como fazer mexilhões à marinheira, e como cozinhar navalhas.Se não está acostumado a preparar bivalves, há determinados perigos que deve ter em atenção. O marisco é uma delícia, mas apresenta riscos para a sua saúde. Aprenda como identificar mariscos em mau estado para proteger a sua saúde a a da sua família na hora de comer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são bivalves, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.