O que é kimchi

O que é kimchi

Toda a moda asiática veio para ficar no Ocidente e, além de seus grupos musicais e sua cultura pop, um dos aspectos que mais está causando impacto positivo a população é sua rica, exótica e saborosa comida coreana. A cozinha coreana é a mistura perfeita entre a tradição milenar e a mistura de culturas. Desta forma, podemos encontrar uma gastronomia muito variada com sabores difíceis de aparecerem fora das suas fronteiras.

Entre todos estes produtos, há um que se destaca acima dos restantes, embora seja muito curioso e estranho ao nosso paladar. Se você está se perguntando o que é kimchi coreano, trata-se de um alimento o qual se consome diariamente e que contém certas propriedades muito saudáveis para a saúde. Estamos falando do kimchi, uma preparação fermentada de repolho chinês que, misturado com especiarias e outros vegetais, se tornou o acompanhamento perfeito de qualquer prato durante séculos.

Neste novo artigo do umCOMO, vamos explicar o que é kimchi, quais são suas propriedades e tudo o que você precisa saber para prepará-lo.

O que é kimchi e sua história

Para muitas pessoas, o kimchi é algo novo e revolucionário na cozinha, porém, na culinária coreana é um dos produtos mais frequentemente consumidos. A título de comparação, pode ser semelhante ao arroz para os japoneses ou ao pão para o Ocidente.

Da mesma forma, o kimchi está na cultura coreana há milhares de anos, servindo como fonte de vitaminas e até como probióticos. Tudo isso devido a seu processo de fermentação, que traz um tipo de couve ou repolho chinês, juntamente com vários tipos de vegetais em conserva,além de alho, gengibre, molho de peixe e uma boa colherada de chili chinês. Seu sabor é forte e picante, mas tudo tem uma explicação e remonta a milhares de anos, quando não havia geladeiras ou meios industriais de conservação e os alimentos frescos eram estragados pelo clima.

Desta forma, os povos orientais mais antigos começaram a conservar vegetais como o repolho, que deu origem ao saboroso kimchi.

Propriedades do kimchi

O kimchi não é apenas um alimento saudável porque não tem gordura e não é processado, mas também é uma ótima fonte de vitaminas e minerais. No entanto, o que mais se destaca em sua composição e uma de suas enormes propriedades são as bactérias que foram geradas pelo processo de fermentação, as chamadas Lactobacillus kimchi.

Durante o processo de fermentação, os alimentos geram bactérias que podem ser benéficas ao nosso organismo, tornando-se probióticos. Nesse caso, a bactéria que gera o kimchi é muito especial, pois protege o estômago e até, anos atrás, ajudava os coreanos a não contraírem as cepas mais fortes da gripe em suas épocas. Sem dúvida, o kimchi é um superalimento que está sendo investigado por seus múltiplos benefícios à saúde.

Como comer kimchi

Pode parecer um pouco estranho se você nunca viu o kimchi ou o experimentou antes, mas essa iguaria alimentar está presente em quase toda a culinária coreana. Pode ser consumido como acompanhamento dos pratos principais para petiscar e alterar o sabor ou ser até mesmo condimento para um prato elaborado. Quer exemplos? Kimchi Jjigae, Kimchi Kuk, Kimchi Bukum Bab, Kimchi Bikimkutsu ou Kimchi Mandu, todos eles pratos tradicionais da culinária coreana.

O sabor do kimchi é bastante forte, fruto do processo de fermentação, e por isso adquire um sabor entre salgado e ácido, terminando com um toque picante muito típico desta parte do mundo. Com o tempo e a globalização, foram preparados kimchis mais suaves, adequados a todos os paladares, mas o original deve ser picante na boca e ter um contraste cheio de sabores.

Como fazer kimchi caseiro

Quer saber onde comprar kimchi? Atualmente, existem muitos supermercados e restaurantes para comprar kimchi nas cidades ocidentais. No entanto, se você quiser preparar o kimchi em casa, é melhor ir a um supermercado oriental e comprar repolho chinês, pasta de peixe, pimenta chinesa em pó, pasta de soja e farinha de arroz. O restante dos ingredientes necessários para se fazer o kimchi são mais comuns (açúcar, sal, alho, gengibre, água e sementes de gergelim). A receita leva tempo, mas de forma geral você deve seguir estes passos para saber como fazer kimchi:

  1. Lave e corte o repolho chinês em pedaços médios.
  2. Deixe por 12 horas em salmoura com água e sal grosso.
  3. Faça uma pasta com o alho e o gengibre moído e adicione à mistura de farinha de arroz, pimenta em pó, molho de peixe, pasta de soja, sementes de gergelim e açúcar para criar uma espécie de pasta vermelha, grumosa e com cheiro forte.
  4. Após 12 horas, misture o repolho chinês com a pasta vermelha em frascos de vidro que possam ser fechados.
  5. Mantenha o kimchi coreano na geladeira por oito dias - até fermentar. Você também deve saber que o molho de kimchi é muito popular, resultado da preparação desta receita.

Se você quiser saber mais sobre alimentos que são benéficos para a saúde, confira este artigo sobre Quais são os alimentos probióticos e prebióticos. Vale também ficar de olho nesse outro conteúdo sobre Quais são os benefícios dos alimentos probióticos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é kimchi, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.