O que é flambar e como fazer

O que é flambar e como fazer

A palavra flambar vem do francês flamber, cujo significado é "passar pela chama". Nessa técnica de cozinhar, utilizamos bebidas alcoólicas para dar um gosto especial à comida. E por isso dizemos passar pela chama, já que o álcool vai ter de ser queimado para poder evaporar mas vai deixar o sabor da bebida no nosso prato de comida. Se quiser impressionar o seu parceiro essa é uma boa maneira ou mesmo impressionar os seus amigos quando forem lá a casa para jantar. A vantagem do flambar é que pode ser utilizado em vários alimentos, desde carne a fruta. E até queijo coalho.

Passos a seguir:
1

Para flambar primeiro você precisa escolher o tipo de bebida alcoólica que vai usar, conforme o seu gosto e o da comida, procure sempre pela melhor combinação. Se lembre que o volume de álcool deve ser mais de 40% e menos de 80%, embora a vodka seja geralmente de 37,5% também pode ser utilizada para flambar.

2

Agora que já escolhemos o nossa bebida vamos começar a flambar. Começamos a cozinhar e preparamos uma pequena dose de álcool que irá ficar reservada enquanto não precisarmos dela. De preferência prepare também uma caixa de fósforos compridos ou se tiver um isqueiro utilize daqueles adaptadores para usar no fogão, evitando que se queime.

3

Quando o prato estiver cozinhando, antes de terminar de cozinhar, vá despejando na borda o álcool para flambar. Certifique-se que está usando uma frigideira de abas altas para não ocorrer uma queimadura. Depois de despejar o álcool pegue num fósforo comprido, acenda-o e encoste a chama ao álcool despejado. Isso vai fazer com o álcool pegue fogo.

4

Agora que o álcool está em chamas, o processo de flambar se iniciou, e por isso vá mexendo com cuidado a comida para não salpicar e para que o sabor da bebida fique na comida. Deixe a chama arder até ao fim para se certificar que o álcool evapora todo.

5

Assim que a chama terminar, pode continuar fazendo o prato normalmente e terminar de cozinhar. Em vez do fósforo se estiver utilizando uma frigideira, pode inclinar um pouco a mesma de maneira a que a chama do fogão acenda o álcool. No entanto deve sempre ter muito cuidado com este procedimento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é flambar e como fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.