O que é aquafaba

O que é aquafaba

Aquafaba já é um termo comum na esfera vegana. O que muita gente não sabe é que essa descoberta tem múltiplas utilidades na cozinha, seja para receitas com ingredientes de origem animal ou não. Para te deixar por dentro do assunto e ainda ensinar qual é a melhor forma de utilizar, o umCOMO reuniu informações sobre o tema para te responder o que é aquafaba.

Como surgiu a aquafaba

A aquafaba é uma solução usada pelos veganos para substituir, na maioria das vezes, a clara de ovo batida, também conhecida como clara em neve. Sua composição, ao pé da letra, é a água de cozimento de leguminosas, sendo que a água do grão-de-bico é a que melhor funciona em termos de consistência. Essa água tem uma espuma que quando batida tem a consistência de clara em neve e fica ideal para substituir a clara batida de origem animal em qualquer receita que a levaria.

A solução anda fazendo muito sucesso pois além de funcionar, ser 100% vegana, saudável e produzir receitas deliciosas como supiros, merengues ou suflês, ela é uma alternativa barata, já que a água do grão de bico é algo que muitas vezes se pensa em descartar.

Também conhecida como clara em neve vegana, a aquafaba é uma descoberta recente. Mais precisamente, uma descoberta de 2014, quando Joël Roessel, um francês vegano apaixonado por culinária, percebeu um potencial interessantes quanto à consistência da espuma da água de feijões, até perceber que o grão-de-bico era o alimento que alcançava o melhor resultado diante do seu objetivo, que era achar uma substituição ao ovo batido em receitas de merengue e prato aerados no geral.

Após a descoberta, soube-se que era possível utilizar a aquafaba para recriar em versão vegana qualquer receita que utilize alimentos de origem animal. Macarrons, suspiros, merengue, marshmallows e suflês são as mais populares e que fizeram a aquafaba ficar famosa.

Como fazer aquafaba

A aquafaba pode ser preparada em casa sem grandes esforços. Ela pode ser feita com a água de grão-de-bico cozido, que vem em caixinha ou em lata, ou com a água do grão-de-bico cozido em casa, o que é a opção mais barata e que rende mais.

A batedeira é item indispensável para que a água batida chegue na consistência ideal. Se você for fazer com o grão-de-bico de caixinha, reserve todo o líquido que vem junto com os grãos.

Ingredientes para fazer aquafaba

  • 500 g de grão-de-bico
  • Água

Receita de aquafaba

  1. Deixe o grão-de-bico de molho na noite anterior;
  2. Cozinhe o grão-de-bico da maneira que achar melhor. O importante é estar atento ao tempo de cozimento para cada modo de fazer;
  3. Após cozido, reserve a água do cozimento;
  4. Transfira essa água para uma outra panela e deixe ferver em fogo médio até o nível da água baixar um pouco e ela ficar com um aspecto mais viscoso. Opcional: se você tiver tempo, deixe essa água na geladeira de um dia para o outro.
  5. Usa a batedeira e bata essa água até que se transforme em "clara em neve vegana". Se o uso da aquafaba for para doces, você pode adicionar essência de baunilha, raspas de limão ou laranja e adicionar açúcar;
  6. Com a sua aquafaba pronta, você pode utilizá-la em qualquer receita que leve clara em neve e fazer essa substituição vegana ou congelar. Se você for usá-la logo, pode guardar na geladeira.

Dica: não descarte o grão-de-bico. Congele-os ou prepare alguma receita como homus, salada ou outro prato que você preferir.

Quais são os benefícios da aquafaba

Como a descoberta é recente, a maioria dos benefícios da aquafaba que se sabe até agora está relacionada aos benefícios do grão-de-bico, já que os amidos, proteínas e vegetais, migram da casca para a água, dentre eles, destacam-se:

  • Vitamina B;
  • Livre de colesterol (ótimo para substituir ovo);
  • Antioxidantes;
  • Auxilia na digestão;
  • Ajuda a controlar o açúcar no sangue;
  • Baixo índice de gordura;
  • Fortalece o sistema imunológico do intestino;

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é aquafaba, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.