Partilhar

O abacate engorda?

O abacate engorda?

O abacate é uma fruta versátil e deliciosa que a maioria de nós consumimos como vegetal, usando-a como ingrediente nas saladas, como protagonista de deliciosas opções como o guacamole e até como acompanhamento em um sanduíche ou uma torrada de pão. Na gastronomia latino-americana este ingrediente é um grande protagonista, por isso é normal se perguntar a respeito de suas propriedades nutricionais e seus efeitos sobre nossa silhueta.

O abacate engorda? Se você tem esta dúvida e quer conhecer a resposta real, livre de mitos, então chegou ao lugar indicado. Neste artigo de umComo.com.br explicamos para você se o abacate engorda, quais são as suas propriedades nutricionais e as melhores formas de ingeri-lo.

Também lhe pode interessar: A banana engorda?

As propriedades do abacate

Para cada 100 gramas de abacate, são fornecidas 160 kcal, motivo pelo qual se considera que este alimento é altamente calórico, tendo especialmente em conta o seu elevado teor de gordura. Apesar disso, a maior parte da sua gordura é monoinsaturada, o que quer dizer que se trata de ácidos graxos benéficos para nossa saúde, motivo pelo qual o abacate é considerado como um alimento que potencializa o bem-estar do organismo e que, além disso, não contribui com hidratos de carbono.

Este ingrediente oferece:

  • Uma excelente quantidade de ácidos graxos essenciais que ajudam a favorecer a produção de colesterol bom ou HDL, a regular os níveis de triglicérides e a prevenir doenças cardíacas.
  • Contribui para o nosso corpo com fibra que ajuda a regular o trânsito intestinal e também a manter adequadamente os níveis de açúcar e colesterol em nosso organismo.
  • É rico em vitaminas A, B, C, D e E, sendo um alimento ideal para favorecer a nutrição e para garantir também a beleza da nossa pele, cabelo e unhas.
  • Devido ao seu alto conteúdo de vitamina E, é considerado como um excelente antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce das células e a formação de radicais livres.
  • O seu elevado teor de fibra ajuda-nos a manter saciados, por isso consumir abacate na dieta pode ser ideal para diminuir o nosso apetite e nos ajudar a comer menos.
  • Devido ao seu conteúdo gorduroso, é também uma excelente fonte de energia que nos ajuda a manter ativos no dia a dia.
O abacate engorda? - As propriedades do abacate

Abacate engorda ou não engorda?

O alto teor de ácidos graxos essenciais do abacate convertem-no em um alimento que, apesar de ser muito gorduroso, é também saudável, pois o seu conteúdo de lipídios é maioritariamente monoinsaturado. Isto quer dizer que ajuda o nosso organismo a impedir que a gordura se acumule nas artérias, elevando o colesterol bom e reduzindo o mau.

Mas o abacate engorda ou não engorda? Tudo depende da quantidade que consumimos. Em termos gerais, o teor gorduroso deste alimento é bom, no entanto, inclusive a gordura boa consumida em excesso nos fará engordar, por isso não se recomenda comer todos os dias peixes azuis como o salmão ou a truta, ou consumir grandes quantidades de azeite de oliva, se procuramos perder ou manter o nosso peso. Do mesmo modo, comer abacate em cada refeição ou acompanhado de alimentos muito gordurosos como o queijo, ou de carboidratos refinados como o pão branco, não é aconselhável se quer perder peso.

Se abusar da sua ingestão deve saber que este produto pode contribuir com um aumento de peso, não esqueçamos de seu grande teor calórico. Se decidir incorporar o abacate todos os dias em suas refeições ingerindo, por exemplo, uma salada com este ingrediente, uma vitamina ou duas torradas de manhã, então convém cortar o consumo de gorduras saturadas e vigiar a ingestão de outros alimentos gordurosos, caso contrário estaria contribuindo com mais lipídios do que o seu corpo precisa.

O abacate engorda? - Abacate engorda ou não engorda?

Como comer abacate sem engordar

Para comer abacate sem engordar recomendamos a você:

  • Consumi-lo 2 vezes por semana em uma salada, uma torrada de pão ou sanduíche, ou como ingrediente de uma vitamina.
  • Se pratica esporte de forma frequente, então pode aumentar a sua ingestão para 3 ou 4 vezes por semana, muito melhor se o consumir 3 horas antes de fazer esporte, pois contribui com energia e favorece a regeneração muscular.
  • Ingerir no máximo meio abacate em uma única ingestão.
  • Usá-lo para substituir outros produtos ricos em gordura ao invés de o misturar por exemplo, adicione-o a um sanduíche ou uma torrada integral ao invés do queijo ou da manteiga para desfrutar do seu bom teor calórico.
  • Se quer acompanhá-lo de um hidrato de carbono, o mesmo deve ser integral, ou seja, esqueça o pão branco, os nachos ou das batatas.

Como verá, trata-se de um alimento saudável do qual, no entanto, não é conveniente abusar.

O abacate engorda? - Como comer abacate sem engordar

Se pretende ler mais artigos parecidos a O abacate engorda?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre O abacate engorda?

O abacate engorda?
1 de 4
O abacate engorda?

Voltar ao topo da página