Mascar chiclete engorda ou emagrece?

Mascar chiclete engorda ou emagrece?

Mascar chiclete é um ato tão normal para algumas pessoas que elas até se esquecem de a tirar, acabando por vezes engolindo ela. As chicletes são ótimas para entreter a sua boca e ajudam você em várias situações. Quando está tentando evitar comer algo que não deve, quando evita fumar ou mesmo para eliminar o mau hálito, elas são verdadeiras pérolas. Mas quando está tentando emagrecer você se questiona sobre todos os alimentos e com certeza já ouviu dizer que a chiclete faz mal e bem. Mas afinal será que mascar chiclete engorda ou emagrece? Em umComo mostramos-lhe os benefícios e as consequências da chiclete para que chegue à resposta a esta pergunta.

Benefícios de mascar chiclete

Mascar chicletes pode ajudar a diminuir a vontade que você tem de comer, melhorando a saciedade. Algumas chicletes sem açúcar podem ser uma ajuda na sua dieta. Elas são uma boa técnica para entreter a sua boca, enquanto os alimentos que ingeriu se estabelecem no estômago, satisfazendo o organismo. Você se vai sentir satisfeito durante mais tempo.

Se está fazendo dieta mas precisa muito de um doce, experimente mascar chiclete sem açúcar para enganar a vontade de comer alimentos açucarados. Colocar uma chiclete na boca logo após a refeição pode ajudar você a resistir à sobremesa, que só vai adicionar calorias na sua dieta.

Muitas pessoas dizem que mascar chiclete lhes dá fome. Na verdade ao mascar você está ajudando no trato digestivo e, por isso, pode ter uma sensação de fome mais rápida. Mas ao mesmo tempo, comer chiclete ajuda na prisão de ventre, colaborando também no processo intestinal.

Sabia que mascar chiclete traz benefícios também para o cérebro? Quando come chiclete, aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro e isso melhora algumas funções cognitivas. Ainda que esta teoria não esteja provada, alguns estudos indicam que o tempo de reação, a memória e concentração melhoram com o processo de mastigação.

Consequências de mascar chiclete

A chiclete normal com açúcar potencia que você coma mais, o que pode fazer com que acabe engordando. O açúcar da chiclete deixa o organismo pedindo por alimentos doces, cheios de calorias. Assim que consumir algo ele vai reter todos os açúcares e armazenar todas essas calorias extra. Além disso enquanto masca chicletes acaba por fazer menos refeições, não sendo essa a doutrina ideal. Para ter uma alimentação correta você deve fazer um grande número de refeições durante o dia, não passando mais de 3 horas sem comer.

Apesar de mascar ajudar no trato digestivo, você não o deve fazer durante muito tempo. Quando mascamos o nosso cérebro recebe essa informação e produz suco gástrico, que vai ajudar no processo digestivo e no trato intestinal. Se esse suco não encontra alimento, ele vai acabar corroendo as paredes do seu intestino. Este processo pode fazer com que você ganhe uma gastrite.

O açúcar das chicletes, quando consumidas em grande quantidade, é um dos responsáveis pela formação de cáries nos seus dentes e pode causar outros problemas bucais. Preferencialmente você deve higienizar a sua boca quando deita a chiclete fora e não deve passar muito tempo com ela na boca.

Mascar chiclete afinal faz mal ou não?

É certo que você não deve mascar chiclete durante todo o dia, não só pela alimentação, como pela sua boca. Mas se comer 1 ou 2 unidades por dia você não vai notar diferença no seu corpo. Chicletes ajudam a eliminar o mau hálito, a controlar o estresse e a acabar com o ácido no estômago. Se está tentando emagrecer mascar chiclete após as refeições grandes pode ajudar você a comer menos e a evitar as sobremesas.

Mas atenção aos excessos! Não passe o dia todo tentando manter a boca ocupada, você vai acabar por ganhar esse hábito e isso não ajuda a sua saúde. Além disso vai estar estimulando o seu organismo no processo digestivo e ele vai acabar por reclamar por alimentos, fazendo você ficar com fome e comer mais. No fundo você pode comer chicletes se for de modo controlado. Escolha preferencialmente chicletes com zero açúcares e tome cuidado na quantidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mascar chiclete engorda ou emagrece?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.