Partilhar

Faz mal beber muito chá?

Faz mal beber muito chá?

Com certeza você já escutou que o chá é muito saudável, especialmente se falamos do chá verde, vermelho ou branco. Esta bebida tão comum entre os orientais, que a consideram uma fonte de saúde e juventude, é cada vez mais popular no ocidente. No entanto, devemos lembrar que esta opção também contém teína, um poderoso estimulante. Então faz mal beber muito chá? Qual deve ser a ingestão diária? Em umComo.com.br explicamos tudo em detalhes.

Os benefícios do chá

As culturas orientais levam séculos bebendo chá, uma prática que é parte fundamental de sua rotina diária e que lhes possibilitaram diversos benefícios, como por exemplo, retardar o envelhecimento das células.

Ainda que cada tipo de chá conte com teores próprios dependendo da fermentação, todos têm algo em comum: são ricos em antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células e a lutar contra a produção de radicais livres, que são responsáveis por doenças como o câncer. Esta é a razão principal pela qual consumir chá favorece nosso corpo.

Se você quer conhecer seus benefícios em profundidade, convidamos você a consultar nossos artigos:

Faz mal beber muito chá?

Diante da pergunta se faz mal beber muito chá, a resposta será que, se nos excedemos em seu consumo de forma frequente, poderíamos afetar nossa saúde.

Em primeiro lugar, não deve se esquecer que o chá contém teína, um estimulante que não deve ser ingerido por pessoas com determinadas patologias como problemas cardíacos, síndrome do intestino irritável, úlcera, ansiedade, problemas para conciliar o sono, hiperatividade, entre outras.

Quem não sofre deste tipo de condições, nem têm nenhuma contraindicação de beber chá, podem ingeri-lo sem problema. No entanto, não se recomenda beber muito chá, pois poderia ocasionar:

  • Batimentos cardíacos acelerados e taquicardia.
  • Ansiedade e nervosismo devido ao excesso de teína.
  • Problemas para absorver o ferro quando se consome após as refeições.
  • Falta de sono.
  • Hipertensão.

Xícaras diárias de chá recomendadas

Mas quanto é muito chá? A recomendação é ingerir entre 1 e 2 xícaras de chá ao dia com 2,5 gramas de chá cada uma, isto é, um saquinho ou uma colherinha em cada xícara. Algumas pessoas chegam a ingerir até 3 xícaras sem experimentar efeitos secundários; no entanto, não se recomenda exceder este limite, muito menos fazê-lo com frequência, pois poderíamos pôr em risco nossa saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal beber muito chá?, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Faz mal beber muito chá?

Faz mal beber muito chá?
Faz mal beber muito chá?

Voltar ao topo da página