Como usar forma de silicone

Como usar forma de silicone

As formas de silicone cada vez mais ganham espaço nas cozinhas brasileiras, devido à sua praticidade e também ao visual diferente que possuem, com formatos e cores variadas. Mas para que tudo ocorra da maneira esperada, é importante saber como usar forma de silicone de modo adequado. Para esclarecer as suas dúvidas também sobre como untá-la e lavá-la, confira as dicas que o umComo.com.br tem para dar a respeito do assunto.

Passos a seguir:
1

As formas de silicone podem ser encontradas em formatos variados, como para cupcakes, waffles e mesmo os mais tradicionais, para bolos, tortas e pudins. Embora para usar forma de silicone basta manuseá-la de forma semelhante a qualquer outro tipo de forma, existem alguns cuidados que vão garantir o sucesso do preparo das mais variadas receitas com esse acessório.

2

A atenção principal ao manusear uma forma de silicone está no fato dela ser bastante flexível, desse modo, é preciso ter cuidado para que o seu conteúdo não derramar. Já que com as altas temperaturas ela se torna ainda mais molenga, é recomendado que ao entrar no forno ela seja colocada em uma forma normal, de alumínio, por exemplo, a fim de se manter mais firme. Entre as várias utilidades das formas de silicone, as indicadas para fazer cupcake se tornaram as mais populares.

3

Na hora de fazer esses pequenos e deliciosos bolinhos nas formas de silicone, o procedimento é o mesmo que ao usar qualquer outro tipo de forma. Ou seja, é preciso colocar a forminha de papel do mesmo tamanho sobre a forma antes de despejar o conteúdo dentro dela. Além disso, ao preparar esse tipo de receita é ainda mais importante que as formas de silicone fiquem sobre uma forma de inox ou de outro material para se manterem estáveis e não ocorrerem acidentes.

4

Ao usar formas de silicone recomendam-se ainda outros cuidados, os mesmos que deve haver quando são usados os demais materiais, como o de nunca colocar o conteúdo até à borda da forma, uma vez que a tendência é que ele cresça, o que pode fazer com que derrame. Desse modo, o indicado é que a massa não ultrapasse dois terços da forma. Já no momento em que você for desinformar o bolo é recomendado que espere até que ele esteja frio.

5

Outra dúvida a respeito da forma de silicone bastante comum é sobre a necessidade de untá-la antes de despejar o conteúdo. Na maioria dos casos, o fabricante informa que a forma deve ser untada apenas das primeiras vezes que for usada e que depois não é mais preciso. Por isso, é necessário ler as recomendações da embalagem do produto. No entanto, conforme a qualidade do silicone da sua forma pode ser que haja a necessidade de untar sempre.

6

Para tirar a dúvida, o melhor é seguir as recomendações do fabricante, mas se no dia que você não untar mais grudar, então, é melhor voltar a untar para evitar que o bolo grude. A exceção é ao fazer os cupcakes, pois como são usadas as forminhas de papel, não é preciso untar. Já na hora de lavar as formas de silicone, também é preciso conferir as orientações do fabricante.

7

Em geral, o recomendado é que ela fique de molho, podendo ser água quente para remover todos os resíduos. Após, basta lavar a forma com esponja e detergente, sendo que não deve ser passada na forma a parte mais áspera da esponja, apenas o lado macio. Para não arranhar não se podem remover os resíduos com objetos pontiagudos e nem passar esponjas de aço. Quem tem máquina de lavar louça deve ler as instruções do fabricante para se certificar que o produto possa ser lavado no eletrodoméstico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar forma de silicone, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.