Panelas

Como usar corretamente a panela de pressão

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 14 julho 2020
Como usar corretamente a panela de pressão

Quem está sempre cheio de tarefas e tem que conciliar trabalhos domésticos com outra profissão, ou simplesmente deseja economizar paciência, combustível e tempo, a panela de pressão é sem dúvida uma boa amiga, uma aliada indispensável. Em poucos minutos você pode preparar pratos extraordinários e de cozimento prolongado seguindo os sistemas tradicionais e que, graças à panela de pressão, estarão prontos em poucos minutos. Neste post do umCOMO explicamos como usar corretamente a panela de pressão em segurança!

Também lhe pode interessar: Como saber se pode abrir a panela de pressão

Passos a seguir:

1

Existem diferentes modelos de panela de pressão, mas todos têm a mesma forma de marmita ou caçarola, com uma complicada tampa que facilita fechar hermeticamente por meio de um dispositivo feito para isso e que permite cozinhar os alimentos a uma temperatura superior aos 100 graus, chegando aos 110-120; por isso o cozimento se acelera consideravelmente, já que a água ao evaporar-se e não encontrar via de saída aumenta a pressão. Deste modo os alimentos cozinham mais rápido. Ao não ter contato com o ar conservam todo o seu sabor, aroma e propriedades.

2

Os fabricantes de panelas de pressão dão, nos seus manuais, instruções para uma boa utilização da panela. Todos eles se esforçaram ao máximo para as desenvolverem e oferecem garantias suficientes de segurança. O cesto se amortiza rapidamente, poupando tempo e combustível.

3

Quando a panela de pressão é nova é necessário, em primeiro lugar, ferver uns dois copos de leite nela, pois assim poderemos confiar em sua total limpeza. Feito isso, já se pode lavar com o detergente habitual, nunca com pós abrasivos. Para as limpezas posteriores, basta lavá-la como qualquer outro recipiente de cozinha.

4

As válvulas e alavancas da tampa da panela de pressão não oferecem nenhuma dificuldade nesse aspecto. Na panela nova deve lavar-se também o anel de borracha que permite o seu fechamento hermético, devendo tirá-lo e lavá-lo repetidas vezes com sabão ou detergente, deixando pendurado depois ao ar livre durante umas horas. Ao guardar a panela, deve deixá-la sempre aberta, apoiando a tampa para que o recipiente fique de tal maneira que possa penetrar o ar.

5

Não encher a panela de pressão com mais de dois terços de sua capacidade. Assegure-se sempre de que na panela tenha quantidade suficiente de água, caldo ou outro líquido indicado na receita, pois caso contrário os alimentos se queimariam se o tempo de cozimento for prolongado.

6

Mantenha a válvula de segurança sempre limpa; deve sair um fino jato de vapor, do contrário estará obstruída, e isso sim que é perigoso. Fechar perfeitamente a tampa da panela de pressão.

7

Uma vez terminado o cozimento com a panela de pressão, procede-se ao esfriamento, que pode ser rápido ou normal. O esfriamento rápido realiza-se colocando a panela debaixo da torneira, deixando o jato de água passar por um lado da panela. Esse procedimento somente é aconselhável em caso de muita pressa, já que os alimentos perdem em sabor e textura.

8

Por outro lado, o esfriamento normal, deixando que a pressão baixe por si mesma e pouco a pouco, é o melhor, já que nenhuma mudança brusca de temperatura afeta aos manjares, não alterando suas propriedades nem o seu aspecto.

Agora que você já sabe como utilizá-la, sugerimos essa receita que explica como fazer torresmo na panela de pressão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar corretamente a panela de pressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos

  • A vida útil da panela de pressão pode ser de 10 anos.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como usar corretamente a panela de pressão