Como usar biomassa de banana verde

Como usar biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde é um alimento de baixa caloria e rico em nutrientes, o que o torna um aliado da vida saudável. O sabor neutro permite que ela seja usada em diversas receitas de várias maneiras, como substituindo farinhas e transformando alimentos comuns em lights e saudáveis.

Queridinha dos nutricionistas, a biomassa de banana verde é vendida em lojas naturais no formato de pasta. Mas, se você preferir economizar, pode fazê-la em casa. Quer saber como usar biomassa de banana verde? O umComo explica para você.

BenefĂ­cios da biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde tem inúmeras vantagens quando consumida em receitas ou sozinha. O alimento é conhecido por ajudar a emagrecer e a transformar receitas comuns não tão saudáveis em delícias light.

Além disso, a biomassa de banana verde ajuda a controlar a glicemia e ainda reduz o colesterol. O culpado de tudo isso é o amido resistente, que está mais concentrado na fruta quando ela ainda não está madura. E não tenha medo: a biomassa não conta com aquele gostinho esquisito que a banana verde deixa na boca.

A biomassa de banana verde também é altamente indicada para esportistas, já que tem alta concentração de carboidratos, que são fonte de energia, e pouca gordura.

Os diferentes usos da biomassa de banana verde

Mas, como usar biomassa de banana verde? A resposta é simples: do jeito que você quiser. O ingrediente é tão versátil que fica difícil não encaixá-lo em uma receita. Quer fazer um estrogonofe mas não pode comer creme de leite? Coloque biomassa de banana verde no molho. Ele irá engrossá-lo de forma saudável e sem alterar o gosto.

Você também pode trocar a manteiga de cada dia pela biomassa. É só passá-la no pão e consumir. Para fazer uma vitamina turbinada, misture as frutas com o ingrediente. Você terá um lanche completo e bem encorpado. Já deu para perceber que a biomassa de banana verde é bem versátil, né?

O único cuidado que você deve ter é na hora de descongelar. Deixe-a em temperatura ambiente até amolecer. Depois, coloque a biomassa numa panela com um pouco de água fervente. Mexa até que ela dissolva por completo e, ainda quente, bata no liquidificador ou mixer. Volte a biomassa para a panela até dar o ponto original.

Dica: confira também como usar a farinha de banana verde para emagrecer.

Receitas com biomassa de banana verde

Já explicamos como usar biomassa de banana verde e deu para perceber que as possibilidades de receitas com a biomassa de banana verde são inúmeras, não é mesmo? Por ser um ingrediente sem sabor, é muito simples incorporá-la em receitas. Se você quiser prepará-la em casa ao invés de comprar pronta, confira esse artigo que explica como fazer biomassa de banana verde.

Veja abaixo duas receitas para você aprender como usar biomassa de banana verde:

Brigadeiro light

Ingredientes:

  • 200g de biomassa de banana verde (ou biomassa feita com 2 bananas).
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó ou achocolatado light.
  • 3 colheres de sopa de água quente.
  • 2 gotas de extrato de baunilha.
  • Raspas de chocolate amargo.

Preparo:

Primeiro, coloque a biomassa numa panela funda. Depois de um minuto, junte os outros ingredientes e continue mexendo até ficar mais consistente. Espere esfriar e enrole nas raspas de chocolate amargo.

Hambúrguer vegetariano nutritivo

Ingredientes:

  • 600 g de biomassa de banana verde (biomassa de 6 bananas verdes).
  • ½ xícara de proteína de soja texturizada.
  • 2 tabletes de caldo de legumes para temperar.

Preparo:

Primeiro, hidrate a soja com 2 xícaras de chá de água fervente. É só despejar a água na proteína e deixar descansar por 15 minutos. Peneire para retirar o excesso de água. Misture a proteína com o restante dos ingredientes até formar uma massa homogênea. Leve para a geladeira por 3 horas. Depois, é só modelar no formato de hambúrguer e fritar numa frigideira antiaderente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar biomassa de banana verde, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.