Partilhar

Como tomar um café da manhã saudável

Como tomar um café da manhã saudável

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia e se você se preocupa em comer de forma saudável, você deve prestar atenção a algumas dicas que serão ótimas para começar o dia comendo bem. Porque se alimentar de forma saudável fará com que se sinta bem, e ainda por cima ajudará você a manter ou inclusive a perder peso, se é o que deseja. Em umComo.com.br explicamos a você como tomar um café da manhã saudável e conseguir melhorar a sua qualidade de vida.

Passos a seguir:
1

Tomar um bom café da manhã é fundamental para começar com vontade e energia sua rotina diária, por isso não cometa o erro de comer qualquer coisa e ainda por cima com pressa. Se não tomar o café da manhã de forma adequada, em poucas horas você começará a sentir um mal-estar e terá muito poucas forças para enfrentar o dia. Isto afeta a nossa concentração e o nosso humor, devido à escassez de glicose necessária para produzir energia que nos ajude a manter o nosso cérebro e corpo ativos.

Um bom café da manhã contribui com minerais e vitaminas essenciais para passar todo o dia com bom rendimento, e além disso, se come de forma saudável manterá o seu peso dentro da normalidade, pois não passará a manhã beliscando alimentos com pouco teor nutricional e não chegará à refeição principal morrendo de fome e com vontade de comer tudo o que encontrar.

Como tomar um café da manhã saudável - Passo 1
2

É muito recomendável começar o dia com um suco de laranja, limão ou toranja, e inclusive com algum chá branco acompanhado de maçã. É uma boa combinação que, além disso, pode substituir o café, especialmente se não gostar.

Para que um café da manhã seja saudável, deve consumir frutas, por isso, lembre-se de comer uma peça de fruta ou um suco natural recém espremido e com polpa. Poderá consumir junto com a fruta cereais integrais por seu alto conteúdo em fibras, que ajudarão você a eliminar o excesso de açúcar e gordura do corpo, a melhorar o trânsito intestinal e a manter você mais saciado. Um café da manhã deve incluir sempre carboidratos, mas tem que escolher os mais favoráveis, nunca deve escolher cereais refinados muito elaborados. Como alternativas adequadas tem a aveia, a cevada ou inclusive o pão integral. Em nosso artigo como comer aveia damos a você algumas ideias para a consumir adequadamente.

3

Para começar a sua jornada com um café da manhã saudável não deve combinar salgado com doce, não se recomenda porque o estômago pode acabar se ressentindo. O açúcar da fruta é fácil de digerir e não permanece muito tempo no organismo, mas se a isto adicionarmos comida mais densa e salgada, então a glicose da fruta se armazena e pode chegar a provocar inflamação.

Os laticínios de origem animal devem ser substituídos por outros do tipo vegetal, as opções são variadas e deliciosas. Os laticínios tradicionais provocam digestões muito pesadas e são muitos os estudos que falam dos efeitos negativos do leite: inflamações, enxaquecas, intolerâncias, aumento da mucosidade, etc. Pode tomar leite de aveia, de amêndoa ou de soja. Recomenda-se ingerir um copo de leite com café ou um iogurte misturado com cereais integrais e com a fruta cortada em pedacinhos que mais gostar.

4

Se come torradas no café da manhã, pode acompanhá-las com uma colher de azeite de oliva, tomate natural e um pouco de sal. Nunca deve comer doces, nem acompanhar o pão com geleias nem manteiga. Também pode comer duas fatias de pão integral com duas fatias de peito de peru ou frango, optar por um queijo leve como o requeijão ou o cottage, ou fazer um sanduíche com estes ingredientes que ajudará você a se manter saciado e cheio de energia.

E por último, lembre-se que deve sair de casa com seu corpo bem hidratado. Isto é fundamental para um bom funcionamento do cérebro e para liberar toxinas. Durante o café da manhã, tome dois copos de água mineral ou pode misturá-la com o suco de limão ou laranja se estiver muito ácido, deste modo conseguirá a hidratação que precisa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar um café da manhã saudável, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como tomar um café da manhã saudável

Como tomar um café da manhã saudável
1 de 5
Como tomar um café da manhã saudável

Voltar ao topo da página