Cozinhar a berinjela

Como tirar o amargo das berinjelas

Como tirar o amargo das berinjelas

As berinjelas são um ingrediente muito versátil que pode ser utilizado em um grande número de deliciosas receitas. Mas independentemente de que você as prepare empanadas, recheadas, à napolitana ou em uma deliciosa lasanha, você sempre deverá tirar o sabor amargo que elas trazem consigo e que poderia estragar o resultado final do seu prato. Se você não sabe o que fazer para conseguir isso, neste artigo de umComo explicamos a você em passos simples como tirar o amargo das berinjelas.

Também lhe pode interessar: Como fazer berinjelas grelhadas

Índice

  1. Tirar o amargo das berinjelas com sal grosso
  2. Tirar o amargo das berinjelas com água, leite e sal
  3. Tirar o amargo das berinjelas com água, sal e farinha
  4. Receitas com berinjela

Tirar o amargo das berinjelas com sal grosso

Uma das formas mais clássicas de tirar o amargo das berinjelas é usando o sal, de preferência grosso para um melhor efeito. Você simplesmente deverá cortar as berinjelas da forma adequada à receita e colocá-las em camadas, seja em um coador ou em um prato plano. Polvilhe bastante sal na primeira camada de berinjela, depois coloque a segunda camada e repita o procedimento até terminar com todas as berinjelas.

Deixe repousar durante 15 a 30 minutos, tendo em conta que quanto mais tempo passar melhor será o resultado. Você verá como as berinjelas começam a soltar líquido à medida que passam os minutos. Uma vez passado o tempo, enxágue com água fria e cozinhe de acordo com a sua receita.

Tirar o amargo das berinjelas com água, leite e sal

Outro truque igualmente eficaz para tirar o amargo das berinjelas é cortá-las como quiser e colocá-las em um recipiente cheio de água, sal, de preferência grosso, e um pouco de leite. Deixe-as em repouso nesta mistura durante 30 minutos, depois enxágue-as e você as terá prontas para prepará-las do seu jeito.

Tirar o amargo das berinjelas com água, sal e farinha

E se estes dois truques anteriores não tiverem convencido você, tem mais um para testar. Trata-se de misturar em um recipiente água fria, sal e um pouco de farinha e depois inserir as berinjelas durante 30 minutos. Depois enxágue e já estarão prontas para cozinhar.

Receitas com berinjela

Tem curiosidade de cozinhar um prato com berinjelas, mas não sabe muito bem o que fazer? Pois damos a você algumas boas receitas que você não pode perder se gosta este vegetal:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o amargo das berinjelas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Elisabete
O que quero saber 'e o tempo de cozimento dela recheada.porque ela se desmancha.quando cozinha.r
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elisabete, nestes nossos outros artigos poderá encontrar duas receitas de berinjelas recheadas e os seus respetivos tempos de cozimento: http://comida.umcomo.com.br/receta/como-fazer-berinjelas-recheadas-2464.html http://comida.umcomo.com.br/receta/como-fazer-berinjelas-recheadas-com-atum-5078.html
Como tirar o amargo das berinjelas