Como tirar o amargo das azeitonas

Como tirar o amargo das azeitonas

As azeitonas são o aperitivo perfeito, um ingrediente que não pode faltar na mesa mediterrânea e que também ficou popular no mundo inteiro. Mas este fruto é realmente bastante amargo, por isso quando o adquirimos de forma natural, ou seja, diretamente da oliveira ou sem tratamento prévio, devemos sempre tirar o amargo antes de temperar, um procedimento que devemos seguir de forma estrita. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, como tirar o amargo das azeitonas.

Passos a seguir:
1

Tirar o amargo das azeitonas é um passo imprescindível que devemos seguir antes de temperar as azeitonas se as comprarmos sem tratamento prévio e se quisermos temperá-las em casa. Sem fazer isso, o fruto da oliveira simplesmente será incomestível, pois a sua amargura faz com que seja impossível de tolerar.

2

O tempo que demora para tirar o amargo da azeitona dependerá de dois fatores:

  • Se a azeitona for verde ou preta; as verdes são mais amargas que as pretas e portanto demoram mais para eliminar o sabor amargo.
  • Se temperar inteira, sem caroço ou partida. A azeitona inteira é a que mais demora a se tratar, enquanto a partida perde o sabor amargo mais rapidamente.
3

Para eliminar o sabor amargo da azeitona precisaremos de água mineral e de um recipiente de plástico. Adicione as azeitonas ao recipiente com água e deixe repousar ali por uma semana. A água deve ser trocada diariamente e, se possível, duas vezes por dia; desta forma perderão o sabor amargo mais rapidamente. Após essa semana devemos provar as azeitonas e avaliar se estão boas ou se devem repousar mais tempo; a partir deste momento é recomendável monitorar o sabor diariamente.

4

Lembre-se que as azeitonas verdes demoram mais que as pretas para perder o sabor amargo, por isso se estiver tratando as duas variedades, as maduras ficarão prontas antes. Se quiser descobrir como fazer uma salmoura deliciosa, então consulte nosso artigo como fazer azeitonas em salmoura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar o amargo das azeitonas, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.