Como tirar a pele dos tomates

Como tirar a pele dos tomates
Imagem: joyfulabode.com

Os tomates não só são ingredientes fundamentais dentro da cozinha mediterrânea, mas também se tratam de um alimento muito presenta na gastronomia mundial, protagonizando várias receitas em que o seu sabor acaba sendo imprescindível. Apesar de o utilizarmos muito, cada vez que é necessário pelar um tomate começam as dores de cabeça, e se não o fizermos da forma adequada perde-se muita polpa e suco necessário para as nossas receitas. Por isso em umComo.com.br damos-lhe alguns truques infalíveis para que saiba como tirar a pele dos tomates facilmente.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve ter em conta na hora de pelar os tomates é que fazer isso com uma faca não é a melhor ideia, a menos que a mesma se encontre muito bem afiada e que tenha muita paciência, porque vai ser um processo lento. De qualquer forma se o tomate estiver muito maduro e mole, usar a faca acaba sendo difícil, por isso o melhor é optar por outro método.

2

Amolecer um pouco a pele do tomate é o melhor truque para conseguir tirar a pele na perfeição, aproveitando completamente a sua polpa. Para isso deverá escaldá-los (fervê-los) durante alguns segundos em água fervendo, um processo muito mais rápido do que pensa e com resultados incríveis.

3

Comece por fazer um corte superficial em cruz desde o centro do tomate para fora, na parte do tomate que tem o talo. Isto ajudará a desprender de forma simples a pele assim que a mesma tiver amolecido. Algumas pessoas preferem retirar a parte do talo ou coração do tomate porque a mesma pode ser muito dura, se quiser também o pode fazer desse modo.

Imagem: mordisquitos.lacaba.net
4

Prepare uma panela com água e ponha pra ferver, quando estiver fervendo junte cuidadosamente os tomates à água e deixe ferver no máximo por 20 segundos. Depois retire com uma escumadeira ou colher e coloque cuidadosamente em um prato.

5

O calor da água fervendo conseguirá amolecer a pele do tomate de tal forma que só terá que desprender a pele pelos pontos marcados usando as suas mãos. E já está, os tomates estarão perfeitamente descascados e sem desperdícios.

Imagem: libroderecetas.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar a pele dos tomates, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.