Como temperar feijão? - Todos os tipos

Como temperar feijão? - Todos os tipos

O consumo diário de feijão faz parte dos hábitos alimentares dos brasileiros de todas as regiões do país. Cada lugar tem seu feijão de preferência: preto, vermelho, verde, carioca… Independentemente da variedade, esse alimento é nutricionalmente muito rico, contando com diversos aminoácidos essenciais (fundamentais para a produção de proteínas) e minerais como o ferro, que evita o surgimento da anemia. Muitas pessoas têm medo de cozinhar o feijão (pois normalmente é necessário utilizar uma panela de pressão) ou não sabem como temperá-lo adequadamente. Contudo, temperar feijão é muito simples e não é necessário utilizar muitos ingredientes. Aprenda a preparar esse típico prato brasileiro neste artigo de umCOMO: como temperar feijão.

Como temperar feijão preto

O feijão preto é um dos mais consumidos no Brasil, e é usado sobretudo no preparo da feijoada - veja como fazer feijoada. Uma boa sugestão para preparar e temperar o feijão preto é utilizar alho e cebola, ingredientes simples e saborosos. Veja como temperar feijão preto a seguir:

  1. Cozinhe o feijão preto com água o suficiente em uma panela de pressão. Veja como cozinhar feijão;
  2. Para uma xícara de feijão, utilize uma cebola média e três dentes de alho;
  3. Corte a cebola em cubos pequenos e amasse os dentes de alho;
  4. Leve a cebola e alho a uma panela com um pouco de óleo para dourar;
  5. Adicione os feijões e refogue-os;
  6. Adicione sal à gosto;
  7. Deixe o feijão cozinhando com o tempero por quinze minutos para que fique mais saboroso. Seu feijão está pronto!

Feijão: como temperar carioca?

O feijão carioca é muito popular e está presente nas mesas de muitos brasileiros. Surge a dúvida: como temperar feijão carioca? Felizmente, é muito simples: é possível utilizar o mesmo procedimento descrito acima para temperar feijão preto, ou seja, um refogado de alho e cebola. Uma boa opção para temperar carioca é adicionar uma folha de louro ao cozimento - veja quais são as propriedades do louro.

Como temperar feijão fradinho

O feijão fradinho, também conhecido em algumas regiões como feijão de corda, é mais utilizado em saladas do que ensopado (o modo mais comum de se consumir o feijão no Brasil). Como temperar feijão de corda? Siga o passo a passo a seguir:

  1. Para saladas, cozinhe o feijão fradinho por cerca de 5 minutos na panela de pressão;
  2. Após o cozimento, escorra a água e espere esfriar;
  3. Coloque o feijão fradinho em uma vasilha e, para temperar, adicione um pouco de cebola ralada e temperos verdes, como cebolinha, salsinha, coentro, etc;
  4. Adicione os demais ingredientes da salada (como cenoura ralada, por exemplo), sal e azeite para temperar o feijão de corda. Consuma em até três dias.

Como temperar feijão verde

O feijão verde é um dos mais populares no Nordeste. Além do tempero tradicional utilizado para preparar o feijão, como cebola e alho, para temperar feijão verde também é possível utilizar temperos como bacon, paio, linguiça e carne seca. O feijão verde também cai bem com farinha de mandioca. Uma boa opção é seguir a orientação de como fazer feijão tropeiro substituindo o feijão carioca pelo feijão verde!

Como temperar feijão branco

O feijão branco é consumido predominantemente de forma ensopada no cassoulet (ou “feijoada francesa”). O feijão branco pode ser temperado da mesma forma que o feijão preto, utilizando um refogado de alho e cebola - a novidade está em temperar o feijão branco com tomates picados, bacon, linguiça e temperos verdes. Veja quais são os benefícios do feijão branco!

Como temperar feijão no microondas

O microondas torna o preparo de vários pratos muito mais prático. Como temperar feijão no microondas? Em primeiro lugar, para facilitar o cozimento, o ideal é deixar o feijão de molho de um dia para o outro. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Para temperar feijão no microondas, em uma tigela especial para a utilização nesse tipo de aparelho, coloque o alho e cebola picados com um pouco de óleo e deixe no microondas por dois minutos;
  2. Adicione os feijões, a água, sal à gosto e deixe o feijão cozinhando por cerca de trinta minutos no microondas - lembre-se de pausar o cozimento para mexer o feijão a cada cinco minutos;
  3. Após trinta minutos, seu feijão estará pronto!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como temperar feijão? - Todos os tipos, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Sempre deixe o feijão de molho de um dia para o outro antes de prepará-lo. Isso ajuda a diminuir o nível de fitatos e, consequentemente, reduzir possíveis desconfortos intestinais.