Como substituir o fermento

Como substituir o fermento

O fermento ou levedura química - também conhecido como pó Royal pela marca comercial - é um produto químico usado na cozinha para conseguir fazer as massas crescerem e ficarem esponjosas. Deste modo, não contém fermentos naturais, mas o processo é dado pela reação derivada dos diversos elementos que compõem este fermento. Por isso, se ficou sem fermento químico ou em pó, é possível preparar outras misturas que causarão o mesmo efeito, por isso fique atento e não perca este artigo de umComo em que explicamos como substituir o fermento em pó.

Soda ou gasosa

Um ingrediente muito similar ao fermento em pó é a soda ou gasosa -que também é comercializada como gaseificante-, cuja apresentação costuma estar formada por um envelope branco que contém algum acidulante como ácido cítrico, málico ou tartárico, e outro envelope azul com bicarbonato de sódio.

No momento em que os componentes de ambos envelopes se juntam, é gerada uma reação química e o seu efeito conseguirá deixar a massa mais esponjosa e conseguir que cresça ao assar, tal como acontece ao usar fermento químico ou Royal. Este tipo de produtos também é usado na elaboração de refrigerantes para dar gás.

Cremor de tártaro e bicarbonato de sódio

Ainda que em alguns países não se costume usar muito, o cremor de tártaro está presente em muitas cozinhas latino-americanas. É por isso que se ficou sem fermento pode substituir cada colher de sopa do mesmo pela mistura de:

  • 2 partes de cremor tártaro
  • 2 partes de bicarbonato de sódio
  • 1 parte de maisena ou farinha de milho

Cerveja

No caso da preparação de alimentos empanados e outras receitas salgadas, pode substituir o fermento ou pó Royal por cerveja, já que esta bebida foi fermentada através de fermentos. Por isso, podemos adicionar um pouco de cerveja à massa para empanar e conseguiremos que ela cresça.

Outras dicas

Para além do fermento, também é possível substituir outros ingredientes na cozinha, por isso não deixe de conferir estes artigos:

  • Como substituir o açúcar por mel
  • Como substituir o ovo nos bolos
  • Como substituir o óleo de cozinha

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como substituir o fermento, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.