Como secar o fondant mais rápido

Como secar o fondant mais rápido
Imagem: youtube.com

Está fazendo um bolo de fondant e precisa endurecer alguma de suas partes? Quando fazemos bolos com diversas figuras feitas de fondant, na maioria dos casos, precisamos que endureçam para colar e continuar com a decoração. Se tivermos tempo, ótimo, mas se não for assim, será imprescindível conhecer alguns truques para que sequem rapidamente. Se estiver interessado, continue lendo e descubra como secar o fondant mais rápido.

Passos a seguir:
1

Um truque muito bom para acelerar o processo de secagem do fondant é colocar na massa um pouco de carboximetilcelulose, mais conhecida como CMC ou tylose. É vendida em pó e serve para estabilizar e espessar determinados alimentos, entre eles as massas de confeitaria. Pode incorporá-la quando estiver fazendo o fondant ou quando a massa já estiver pronta. A quantidade adequada é de uma a três colheres de sopa para cada 450 g de fondant. O gum-tex é outro produto com características similares às do CMC que também permite acelerar a secagem da massa de açúcar.

Imagem: latardelibre.com
2

Se não tiver este produto e precisa de um truque rápido para secar o fondant, pré-aqueça o forno. Sim, você pode introduzir suas peças feitas com esta massa de açúcar no forno por alguns minutos para acelerar o processo de secagem. Mas lembre-se de vigiar sempre para que não sequem muito nem queimem. Quando o forno estiver quente, reduza a potência e deixe o fondant na bandeja e coloque no forno durante 20 minutos. Se precisar de mais tempo, deixe. Se não estiver muito macio, desligue o forno ao colocar o fondant. A temperatura deverá ser regulada em função da quantidade de fondant que pretende endurecer.

3

Outro truque que pode lhe ajudar a endurecer o fondant é um sachê de sais para absorver a umidade. Introduza em uma caixa o sachê de sais e a figura de fondant que quer secar e deixe a noite toda. É muito importante que o fondant esteja perto do sal mas sem chegar a tocá-lo, já que poderia modificar seu sabor, ou contaminar ou intoxicar se tiver algum tipo de aroma.

4

Por último, um dos truques mais famosos para secar todo tipo de produtos, inclusive o fondant, é o ar externo. Sendo assim, coloque um ventilador do lado das figuras de fondant que precisa secar e deixe as horas que forem necessárias. Além disso, também pode usar um secador de cabelo mas tente fazer isso a uma distância de um palmo e meio para não queimar o fondant.

5

Sem dúvida, a melhor opção para conseguir que o fondant endureça mais rápido é usar produtos endurecedores, como o CMC ou o gum-tex. Mas, se não tiver nenhum deles, pode sempre testar o resto de truques e finalizar seu bolo com fondant.

Imagem: entrechiquitines.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como secar o fondant mais rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.