Panelas

Como saber se pode abrir a panela de pressão

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 6 agosto 2019
Como saber se pode abrir a panela de pressão

A panela de pressão é um utensílio doméstico muito útil e por isso presente em grande parte dos lares no país. No entanto, para que o seu uso seja seguro e não ocorram acidentes, como saber se pode abrir a panela de pressão é fundamental a todas as pessoas que a manuseiam. Para o ajudar nessa hora e fazer os esclarecimentos necessários, veja as dicas e informações que o umComo.com.br coletou sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Como usar corretamente a panela de pressão

Passos a seguir:

1

Para saber se pode abrir a panela de pressão, a dica mais importante é que ela não esteja mais emitindo nenhum vapor. Isso pode levar alguns minutos após desligar o fogo, sendo que se você estiver com pressa é possível colocar a panela com a tampa ainda fechada embaixo da água fria, o que pode ser feito abrindo a torneira da pia para agilizar o processo. Caso você abra a tampa da panela antes da hora pode ser muito perigoso, já que haverá pressão ainda dentro dela, assim, o vapor quente pode queimar quem for abri-la. Além disso, o alimento ou líquido da panela pode respingar.

Como saber se pode abrir a panela de pressão - Passo 1
2

Para saber que não existe mais pressão dentro da panela, é preciso conferir o pino da válvula de trabalho da panela, que costuma ficar no centro da tampa. Desse pino é de onde o vapor sai durante o cozimento, sendo que ele costuma balançar também. Dessa forma, para abrir a panela com segurança esse pino deve estar parado, sem que nenhum vapor mais esteja saindo dele.

3

Hoje em dia, devido ao grande número de acidentes que já houve com panelas de pressão nos lares brasileiros, existem modelos de panelas muito seguras, as quais contam com diferentes sistemas de segurança para evitar que a panela estufe se uma das suas válvulas falharem e não sair mais delas o vapor. Se isso acontecer, a pressão de dentro da panela aumenta, já que o vapor não sai mais, transformando-a em uma bomba, o que pode levar até mesmo a sua explosão, arremessando a tampa longe, causando queimaduras em quem estiver por perto e até mesmo destruindo o fogão e o seu entorno.

Como saber se pode abrir a panela de pressão - Passo 3
4

Outro cuidado importante ao cozinhar usando panela de pressão é não deixar ela ligada por mais tempo que o necessário. É preciso ler todo o manual de instruções do produto, inclusive, quanto tempo de cada tipo de alimento, como feijão, carnes e outras, deve permanecer cozinhando dentro da panela. Também é preciso respeitar o nível máximo até onde os alimentos podem chegar, o que costuma ser dois terços da panela. Além disso, é necessário colocar a quantidade de água adequada. Se tudo isso for respeitado, não haverá problemas em abrir a panela de pressão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se pode abrir a panela de pressão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como saber se pode abrir a panela de pressão