Como saber se o whisky é falso

Como saber se o whisky é falso

Existe alguma coisa pior que acordar com uma ressaga gigante? A dor de cabeça e desidratação intensa podem ter sido provocadas por uma garrafa de whisky falso, que provoca uma das piores ressacas possíveis. Se você gostaria de saber se o whisky é falsificado antes da chegada dessa ressaca, o umCOMO tem as dicas! Existem algumas coisas que variam entre a bebida verdadeira e a contrabandeada, e você pode aprender a detetar uma falsificação. Continue lendo esse artigo e descubra como nunca mais ser enganado: Como saber se o whisky é falso.

Passos a seguir:
1

Para saber se o whisky é falso, comece por analisar a garrafa da bebida. Analise os adesivos, lacres e rótulos pois os fabricantes de bebidas falsas cometem erros bem grandes ao produzi-las. Os erros incluem rótulos cortados, arranhados ou desnivelados e palavras erradas.

A garrafa mal produzida afetar a conservação do whisky, prejudicando a sua qualidade e sabor, por isso recomendo que você a compare com uma garrafa original na prateleira de um supermercado para verificar as diferenças:

  • O interior da garrafa deve ter, na parte traseira, um rótulo principal com um número de série.
  • O número de série também deve estar impresso na caixinha individual do whisky.
  • Procure o selo do IPI. Ele deve estar intacto e envolvido por um lacre de segurança da DIAGEO. Caso contrário, você saberá de imediato que o whisky não é original.
  • Pela lei, a garrafa de whisky deve, obrigatoriamente, ter um dosador, assim como todos os produtos destilados. Se a sua garrafa não tem dosador, o whisky é falso!
2

Em seguida, foque sua atenção na cor do whisky. Um whisky verdadeiro deve ter um tom dourado e transparente sendo que, em algumas marcas, é até possível ver o outro lado olhando através da garrafa. Se a garrafa apresentar impurezas como pontinhos pretos, areias ou insetos, é certo que o whisky foi falsificado!

3

Depois de analisar a cor, você pode fazer o teste das bolhinhas para saber se o whisky é falso. Sacuda a garrafa e veja se as bolhinhas no seu interior demoram a dissipar. O habitual é desaparecerem em 3 a 5 segundos. Caso demore mais tempo, é certo que você comprou um whisky falso.

4

Outro teste que é usado para saber se o whisky é falso é o teste do som. Com uma caneta BIC, bata na garrafa de whisky, provocando o que deve ser um som agudo.

Sacuda o whisky e bata de novo na garrafa, criando um som que deve ser mais grave. Se o som for igual, as suas chances de estar bebendo um whisky falso são maiores. Isso acontece porque, ao sacudir a garrafa, você mistura o malte e isso faz com que a bebida fique mais concentrada.

5

Cheirar o whisky também ajuda a determinar se a bebida é contrabandeada ou não. Abra a garrafa e passe um pouco de whisky na sua mão, esperando alguns segundos para que evapore.

Caso o cheiro seja semelhante ao da cachaça ou álcool de cozinha, o seu whisky é falso. Um whisky original deve ter um cheiro amadeirado!

6

Pegar fogo na bebida pode ajudar a distinguir um whisky original do falsificado. Coloque um pouco do whisky em uma superfície plana, como um balcão de cozinha, e aproxime um fósforo aceso. Se a bebida arder por muito tempo, o whisky é falsificado!

7

Outro teste definitivo para saber se o whisky é falso é o teste do gosto. Qualquer apreciador conhece o gosto do malte e, ao provar uma bebida contrabandeada, é capaz de detetar o sabor exagerado de álcool nele.

8

O teste infalível é o teste da ressaca, que só pode ser feito no dia seguinte à bebedeira. Se você acordar com dor de cabeça e de estômago, o mais certo é o whisky ser falsificado pois está cheio de álcool de cozinha!

Prefira comprar o seu whisky em lugares de confiança, como os Free Shops e supermercados, evitando assim ter de usar os testes para saber se o whisky é falso!

Dica: Se não quer correr o risco de ser enganado novamente, confira esse artigo e descubra como fazer whisky caseiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o whisky é falso, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.