Como saber se o peixe está fresco

Como saber se o peixe está fresco

Consumir peixe é indispensável em toda a dieta equilibrada, já que contribui com uma grande quantidade de nutrientes indispensáveis para a saúde. Deste modo, torna-se fundamental saber escolher bem os peixes e mariscos que vamos comer para garantir assim suas ótimas condições e um melhor sabor. Deste modo, existem algumas considerações que você deverá ter em conta na hora de comprar produtos do mar, por isso, em umComo queremos explicar a você em detalhe como saber se o peixe está fresco.

Passos a seguir:
1

Na hora de comprar peixe, você deverá observar sua aparência e cor para saber se está realmente fresco. Deste modo, será fundamental que as escamas sejam furta-cor, isto é, estejam reluzentes e com brilho. Do mesmo modo, todo o peixe fresco deverá manter sua cor intensa, seja ela qual for.

2

Também os olhos serão fundamentais para saber se um peixe está fresco: garanta que o peixe tenha olhos exorbitados, brilhantes e transparentes, nunca aceite peixes com os olhos afundados ou deteriorados.

3

Do mesmo modo, para comprar peixe fresco você deverá observar suas guelras, que deverão ter uma cor vermelha viva e intensa e de aparência brilhante. Do mesmo modo, ao abri-las deverão apresentar resistência, você pode pedir ao dono da peixaria que mostre a você as guelras do peixe para verificá-las.

4

O peixe fresco nunca será flácido ou mole, sua consistência geral deverá ser dura e suave, também suas barbatanas deverão manter-se firmes. Em nenhuma circunstância você deverá adquirir peixes cuja pele esteja soltando-se, já que isto será sintoma de que não está fresco ou inclusive de que está a começar a estragar-se.

5

Como curiosidade ou truque a ter em conta para comprar este delicioso produto do mar, dizem que a melhor época do peixe são os meses que contêm "R": janeiro, fevereiro, março, abril, setembro, outubro, novembro e dezembro. No entanto, existem exceções e determinados peixes ou mariscos têm sua melhor temporada durante o resto dos meses do ano.

6

Uma vez que você tenha comprado o peixe seguindo todas estas recomendações, deverá saber também como conservar o peixe fresco para mantê-lo em ótimas condições até ao momento de cozinhá-lo. Para isso, deverá ter alguns cuidados guardar o peixe na geladeira, deve guardá-lo na geladeira por um máximo de dois dias, limpando-o, lavando-o e retirando as vísceras previamente. Também é importante guardar o peixe na geladeira em um prato e nunca no recipiente onde o compramos. Do mesmo modo, se não for prepará-lo imediatamente, deverá congelá-lo para evitar que se estrague; você pode consultar aqui quanto tempo o peixe se mantém fresco na geladeira.

7

Entre no nosso artigo e saiba também alguns cuidados que deve ter na hora de descongelar o peixe.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o peixe está fresco, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.