Kefir

Como saber se o kefir morreu - Sintomas rápidos de identificar

Como saber se o kefir morreu - Sintomas rápidos de identificar

Os sintomas de kefir estragado e sinais de que ele morreu são facilmente identificáveis, mas é preciso prestar atenção em alguns detalhes para saber se você ainda pode reverter a situação. Em alguns casos isso é possível. Para quem não sabe o kefir é na verdade uma colônia de microrganismos/bactérias boas para a saúde humana, sendo eles o lactobacilos e a levedura, capazes de fermentar quando associados ao leite, produzindo então uma bebida saudável e refrescante, além de todos os benefícios. Por ser tão utilizado pode chegar uma altura em que não dê mais para produzir o tal leite de kefir ou kefir de água. Mas então, como saber se o kefir morreu? Neste artigo do umCOMO você vai aprender a identificar isso rapidamente sem dificuldades.

Índice

  1. Como saber se o kefir morreu
  2. Água: como saber se meu kefir morreu
  3. Kefir amarelado é normal?
  4. Conservando o kefir

Como saber se o kefir morreu

Grãos desaglutinados, com coloração diferente e cheiro forte indicam que o seu kefir estragou. A falta de fermentação e o aparecimento de fungo também são sinais de que o seu kefir morreu.

Tanto o kefir de água quanto o de leite, têm sintomas comuns que indicam que não estão bons:

  • Cheiro podre;
  • Grãos desaglutinados que se esfarelam;
  • Grãos que não se aglutinam quando se passa água sobre eles;
  • Não fermenta mesmo após você ter trocado o leite ou o tipo de açúcar (mascavo, mel, caldo de cana, água de coco...);
  • Sem bolhas de ar na água (no caso do kefir de água);
  • Aparecimento de fungos;
  • Coloração escura, amarelada ou qualquer tom que fuja do branco ou transparente.

Estamos fazendo o nosso kefir, o nosso iogurte líquido com os grãos de kefir e um pouco de leite. Pegamos nos grãos e eles começam a esfarelar. Paramos um pouco e percebemos que isso não é normal, geralmente até têm uma consistência meio rija embora lodosa mas não esfarelam. Então, como saber se o kefir morreu?

Se isso acontecer, coloque-os em uma peneira, passe água sobre eles e chacoalhe a peneira. Se eles se agruparem, significa que ainda resta esperanças, caso contrário, lamento informar mas realmente o seu kefir está morto.

Quando ele perde a sua consistência normal significa que está em processo de putrefação, está ficando podre, e o melhor será não usar ele para produzir o iogurte. Se você nunca viu um kefir estragado, você pode usar como ponto de comparação o fato de que os grãos saudáveis lembram mais uma textura de sagu, enquanto o kefir de leite morto parece mais uma ricota seca. É hora de procurar outros grãos.

Como saber se o kefir de leite estragou ou morreu pelo cheiro

Outra forma de saber se ele está morto é pelo cheiro. Estamos de novo preparando tudo, o leite para colocar os grãos fermentando e eis que vamos pegar no frasco com os grãos de kefir e um cheiro nauseabundo começa a sair dali. Parece que algo morto está nesse frasco, e a verdade é que isso é cheiro de kefir morto, a colônia de microrganismos e bactérias boas está podre. Morreu.

O simples cheiro do iogurte de kefir é um dos indicadores mais simples para saber que o kefir estragou. Acredite, se o seu kefir está morto, o cheiro dele não deixará nenhuma dúvida disso.

Meu kefir coalhou, está morto?

Se você prepara um iogurte ou usa algum leite que coalhou o kefir e a aparência dele está normal, pode ser que você tenha colocado muito ou pouco leite para a quantidade de grãos. Isso pode sobrecarregar com muita lactose ou que a lactose não seja suficiente, deixando-o mais ácido ou aguado. Neste caso, experimente alterar a proporção de grãos para leite água ou trocar o tipo de leite que você está usando.

Recomenda-se a proporção de 1 colher (sopa) de grãos de kefir saudáveis para cada 1/2 litro de leite. Veja todas as informações no passo a passo de como fazer kefir de leite.

Como saber se o kefir morreu - Sintomas rápidos de identificar - Como saber se o kefir morreu

Água: como saber se meu kefir morreu

É mais fácil saber se o kefir de água estragou ou está morto. Mesmo por vezes não apresentando o cheiro azedo e podre, ele pode estar morto sem sabermos. Mas com a água é fácil identificar o estado dele. Para saber se o kefir de água está bom, basta ficar atento às bolhas de ar. Se houver formação de bolhas, o nosso kefir está bom de saúde, mas se realmente não existirem bolhas estamos perante um caso de kefir morto.

Como saber se o kefir morreu - Sintomas rápidos de identificar - Água: como saber se meu kefir morreu

Kefir amarelado é normal?

Não. Tanto no caso do kefir de água quanto o de leite, os grãos do kefir devem ser brancos ou transparentes com consistência de bolinhas elásticas. Rosa, preto, escuro e outras colorações significam que o kefir está estragado. Se apenas alguns grãos estão assim você pode separá-los, lavar o restante e tentar recuperá-los com uma nova fermentação. Caso toda a colônia esteja em outra cor, significa que o kefir morreu.

Kefir boiando

Nem sempre os grãos de kefir flutuando ou em forma de manta são sinal de que ele estragou. Para saber, observe os outros sintomas de kefir estragado citados neste artigo.

Kefir morto fermenta?

Um dos sinais de que o kefir morreu é a demora na fermentação. Para confirmar, experimente trocar o leite ou o tipo de açúcar. Se mesmo assim ele não fermentar, significa que ele morreu. Saiba que muito tempo de fermentação também pode estragar o kefir, principalmente em lugares muito quentes. Se o seu kefir estragou na fermentação, deixe menos tempo na próxima vez até encontrar o tempo ideal para o clima da região que você mora.

Veja mais dicas em: Como saber o kefir estragou

Como saber se o kefir morreu - Sintomas rápidos de identificar - Kefir amarelado é normal?

Conservando o kefir

Não se sabe exatamente quais são todos os fatores que podem matar o kefir, mas é fato que temperatura e muito ou pouco, lactose ou glicose, pode matá-lo. Portanto, não economize nem exagere nas quantidades e evite o calor intenso, quanto mais calor, maiores as chances de você se deparar com um kefir estragado.

Para evitar que o kefir morra basta deixá-lo se alimentando continuamente. Como fazer isso? É simples:

  1. Prepare um frasco de vidro ou de plástico, e nunca utilize metal para manejar o kefir. Coloque os grãos de kefir no frasco e adicione um pouco de leite. Não precisa de ser a quantidade necessária para fazer a bebida. Basta um pouco de leite para que os grãos se consigam alimentar.
  2. E coloque à temperatura ambiente.
  3. Vá trocando o leite todos os dias e lavando o frasco, com sabão neutro e enxague bem, porque normalmente a água da torneira é tratada com cloro que pode matar os grãos de kefir. Se for de férias alguns dias coloque mais leite no frasco e deixe ele na geladeira.
  4. Vai diminuir a necessidade de alimento dos grãos e durarão mais tempo, cerca de uma semana, no entanto não deixe mais de 3 semanas neste estado.

Congele para sempre ter kefir fresco

Outra dica, simples e genial para sempre ter kefir pronto para uso mesmo se por alguma desventura os seus grãos tenham morrido é congelar uma parte da colônia. Quando falamos sobre os segredos para congelar o kefir de leite explicamos que o kefir congelado pode passar grandes temporadas 'dormindo' no congelador. Para usá-lo quando quiser você precisará reativá-lo. Vale ressaltar que um kefir congelado não é a mesma coisa um kefir morto.

Veja também: Como cuidar de kefir

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o kefir morreu - Sintomas rápidos de identificar, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Vídeos relacionados com Como saber se o kefir morreu - Sintomas rápidos de identificar

1 de 3
Vídeos relacionados com Como saber se o kefir morreu - Sintomas rápidos de identificar
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
41 comentários
A sua avaliação:
Christiana
boa tarde ,meu kefir de agua esta com um mofo preto que boia mas solta bolhas e esta aglutinando, lavo e parece ok mas logo depois solta uns pontos pretos.
tenho chance ou melhor jogar fora??
A sua avaliação:
Herminia Almeida Braga Caldas Ferreira
Onde posso adquirir um pouco de kefir para iniciar a toma
Demir
Geralmente, existe grupos de "sementes" de kefir no facebook. Daí vc veja se há alguem doando na sua região.
A sua avaliação:
Carla Rodrigues
Meu kerfir tá esfarelado,sera que ele morreu?
A sua avaliação:
Americo Caetano
UMCOMO, adorei a dica.

sueli
Olá,boa tarde,gostaria de saber se tem como recuperar o kefir morto,tanto de agua quanto o de leite,Obrigada
A sua avaliação:
Raquel
Muito esclarecedor. Muito obrigada.
Raquel
Obrigada 😌
Neuza
Meu kefir está esfarelado já algun tempo mas eu continuo usando tô certa ou tenho q trocar?
juliana
olha todos falam a mesma coisa mais meu kefir de agua deixei 1 semana sem tratar e sem troca a agua e depois pensei vou ver mesmo se ele more troquei a agua lavei eles e pois melado de cana e pronto meus kefir tavam vivinhos .obs.nao tomei a agua depois de 2 troca comecei tomar outra vez e eles boia e produz acidez e tem a bolhas então ..Eh falta de pesquisar pra sabe das coisas nao ir sempre pelas ideias alheias
A sua avaliação:
Neuza
Hoje fui olhar o kefir e estava com uma nata amarelada por cima com cheiro bem forte e eles não estavam brancos.
Loourival
Caso o Kefir tenha estragado, faz mal tomar o leite que ele produziu?
Roseli
Congelei meu kefir por quase 01 mês, mas numa vasilha de plástico tampado no insufim. Retirei hj para fazer as 11h30, não estava branquinho, como leite, um pouco amarelado, mas não sei se estragado. Esqueci de cobrir com o pano, coloquei agora as 21hs; será que perdi? Não fermentou até agora? Não sei se estragou! O que faço? grata
Keila cirlene de barros Costa
Meu kefe ficou muitos dia mais os grão ta bonito mais tomei sentin muito amargando e normal
Solange Aparecida Manzani Amante
Por favor, se quando eu for coar o meu kefir de 24 horas e o iogurte nao se formou, simplesmente virou um leite talhado e ralo com cheiro de azedo, é porque o kefir está morto? Aguardo uma resposta e já lhes agradeço antecipadamente. Abraços.
Diuza
Meu Kefir esta muito ácido , é normal ?
jeziane
congelei meu kefir por mais ou menos dois meses agora q descongelei notei q estão amarelinho será q morreu ?
grace
Acho q o meu morreu, estou muito triste, viajei, deixei meus filhos responsáveis e eles não olharam. Eu desconfio porque coloco o leite e rapidamente o leite coagula, dando soro, apesar do aspecto bom dos grãos e o cheiro é mais ácido lembrando queijo. Qual sua opinião?
Editor umComo.com.br
Oi, Grace. Você tentou a técnica da peneira, citada do artigo?
'Coloque-os em uma peneira, passe água sobre eles e chacoalhe a peneira. Se eles se agruparem, significa que o kefir ainda pode estar vivo'
A sua avaliação:
Marcy
aaai obrigada! Pensava que meu kefir amarelado estava morto, mas consegui recuperar!
Sergio Arakaki
Eu congelei o meu kefir e depois de quase dois meses eu descongelei e coloquei primeiramente num recipiente e deixei descongelando em geladeira e depois disso eu coloquei leite o suficiente para cobrir e deixei fora da geladeira pra fazer com o kefir voltasse o normal, mas o leite apenas coalhou e não ficou na consistencia de iogurte, mas o kefir está normal, não está esfarelando como li num comentario no site da google!
LEONI KNOPIK
Tenho kefir de água com açucar mascavo, Deixo às vezes 72 hrs sem trocar. Pode? os grãos são muito pequenos e cada vez que vou coar, percebo que perco alguns desses grãos. A água fica parecida como vinagre. Não vejo a colonia crescer, sempre está na mesma proporção. Tem mais que quatro colheres de Kefir. Para cada um litro de água, duas colheres de açucar. Está certo? Estou perdendo?
Celia Dantas
Tenho kefir de água com açucar mascavo, Deixo às vezes 72 hrs sem trocar. Pode? os grãos são muito pequenos e cada vez que vou coar, percebo que perco alguns desses grãos. A água fica parecida como vinagre. Não vejo a colonia crescer, sempre está na mesma proporção. Tem mais que quatro colheres de Kefir. Para cada um litro de água, duas colheres de açucar. Está certo? Estou perdendo?
Vivenfe Antunis
To muito feliz de ter obtido o kefir ta sendo muitombom,Mas Não experiencia comolidar com ele,
Cida
Meu kefir nao esta fermentado
1 de 4
Como saber se o kefir morreu - Sintomas rápidos de identificar