Como saber se a mortadela está estragada

Como saber se a mortadela está estragada

O receio tem fundamento, afinal de contas já houve casos de pessoas indo parar no hospital por causa de comida estragada ou mesmo contaminada com bactéria. O ideal é sempre verificar os prazos de validade e deixar a comida em local próprio para conservar, sem alterações de temperatura e sem umidade excessiva. Mas por vezes isso não é possível, e acontece que a comida acaba por ficar uns dias meio esquecida na geladeira ou na despensa. No caso da mortadela, embora seja um embutido ela não é seca como o salame ou o presunto. Por isso não convém arriscar. Nesse artigo do umComo vamos explicar como saber se a mortadela está estragada.

Constituída por carne

Muito embora durante o processo de fabrico da mortadela possa ser adicionado um ou outro conservante, a mortadela não deixa de ser um embutido feito de carne, uma mistura de várias aliás. Se assim é, tal como a carne ela vai apresentar determinadas características que nos vão indicar se está boa ou não para consumo.

A cor

A mortadela normalmente já tem uma cor meio rosada mas se começar a ficar mais pálida é porque o processo de decomposição já se iniciou. Também podem surgir manchas de bolor ou a carne começar a apresentar uma cor acinzentada. Nesse caso o melhor mesmo será colocar na lixeira porque já está estragada.

Apalpe a mortadela

A textura da mortadela - se ela apresentar uma textura meio viscosa e alguns sucos saírem dela quando fizer apalpação então é melhor não comer, esses sucos são o resultado da carne entrando em apodrecimento visto que os seus conservantes perderam o efeito, assim como os componentes adicionados para ela manter a forma. Ela adquire uma composição pegajosa.

Cheirando a carne

Geralmente a carne estragada apresenta um cheiro estranho, isso é devido ao acumular de bactérias que se desenvolveram rapidamente após a carne perder o seu potencial conservador. Essas bactérias liberam gases que provocam esse cheiro a podre.

Verifique a validade

Para evitar males maiores o melhor é sempre verificar a validade do produto, vendo em que dia foi comprado e o dia de que supostamente deixa de ter qualidade. Importante também é a forma como guardou a mortadela, se a colocou na geladeira, se a colocou na despensa. Porque tudo isso são condicionantes que alteram a composição da mortadela e podem fazer com que ela fique estragada mais depressa ou mais devagar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a mortadela está estragada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.