Como saber se a lula está estragada

Como saber se a lula está estragada

A lula, também chamado de calamar, é um fruto do mar bastante apreciado na culinária, sendo que uma das formas mais comuns de encontrar o alimento é no formato de anéis fritos. Assim como todas as demais espécies que vivem no mar, é de extrema importância saber se a lula está estragada na hora de comprá-la. Com isso, evitam-se possíveis contaminações. Para saber quais os cuidados necessários, confira as dicas que o umComo.com.br tem para dar a respeito do assunto.

Passos a seguir:
1

A lula é um fruto do mar que pode ser comprado fresco em peixarias ou congelado no mercado. Em qualquer situação, é importante saber identificar se a lula está estragada, de modo semelhante ao que deve ser feito na hora em que qualquer tipo de alimento é comprado e/ou consumido. Para o ajudar nessa tarefa, o primeiro passo é saber como é o aspecto normal da lula.

2

Esse fruto do mar possui um corpo macio e uma casca interna, o que o diferencia de outros animais semelhantes, uma vez que não conta com uma casca dura externa. Além disso, a lula faz parte dos cefalópodes, popularmente, chamado de pés na cabeça, assim como o polvo, sendo que por isso, pode haver confusão na hora de diferenciar um do outro. Uma das diferenças está no fato da lula possuir um corpo mais alongado, semelhante a um tubo, enquanto o polvo é mais arredondado.

3

Outra diferença entre lulas e polvos é que enquanto as primeiras, além dos oito braços, assim como os polvos, contam também com nadadeiras ao longo do corpo e um par de tentáculos. Já na hora de comprar a lula fresca, o seu cheiro precisa estar agradável. Em geral, é o olfato o maior aliado na hora de identificar alimentos estragados. Além disso, a carne da lula deve estar firme, o que significa que não pode estar mole nem dura demais.

4

Outra característica importante a observar para saber se a lula está adequada para o consumo é que a sua pele deve estar branca e possuir apenas manchas rosadas. Também precisa apresentar-se de maneira brilhante, bem como ligeiramente viscosa. Em outras palavras, a lula não pode estar opaca, nem pegajosa e tampouco babenta. Além disso, o fruto do mar possui uma bolsa de tinta e ela deve estar intacta quando for comprada fresca.

5

Uma dica para escolher as lulas mais macias é preferir as que sejam menores, pois a sua carne é mais tenra. Da mesma forma, é preciso manter a atenção ao comprar a lula congelada. Na hora que a embalagem for aberta, por exemplo, não pode sair um cheiro ruim de dentro dela. Além disso, na hora de cozinhar, a água usada não pode ficar cinza. E mais, quando elas são compradas congeladas, as lulas devem estar bem limpas, sem líquidos pegajosos ou manchas amarelas e pretas.

6

Agora que você já aprendeu a identificar se a lula está estragada ou não, confira também as nossas recomendações para limpar uma lula e veja a nossa receita de lula refogada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a lula está estragada, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.