Como preparar chá de cardamomo

Como preparar chá de cardamomo

Aproveite todas as propriedades do cardamomo tomando diariamente um chá elaborado com este ingrediente natural. O cardamomo é uma das espécies mais usadas na Índia para aproveitar os benefícios medicinais, bem como os seus efeitos afrodisíacos tão citados no Kamasutra, como no livro "As mil e uma noites". Em umComo.com.br explicamos diferentes formas que existem de preparar um chá feito à base deste ingrediente que terão uma ou outra função; anote como preparar chá de cardamomo dependendo da finalidade que quiser atingir.

Passos a seguir:
1

O cardamomo tem muitas propriedades medicinais centradas, sobretudo, na melhoria do sistema digestivo e na assimilação dos alimentos. Com um chá de cardamomo pode-se tratar: dores estomacais, gastrite, acidez estomacal, diarreia e hemorroidas. Além disso, ele também é usado na higiene dental para proteger o esmalte dos dentes e prevenir o mau hálito.

Dependendo do uso que você queira dar ao cardamomo é recomendável tomar um chá ou outro, por isso, em umComo.com.br vamos lhe mostrar os diferentes chás de cardamomo que você pode preparar.

2

Para melhorar a digestão recomenda-se preparar um chá de cardamomo com anis e gengibre, desta forma consegue-se que o estômago funcione melhor e se consiga uma digestão menos pesada. Para preparar esta bebida você precisará de:

  • 1/2 litro de água
  • 3 cardamomos esmagados
  • 2 rodelas de gengibre descascado
  • 1 semente de anis
  • Mel (opcional)

Para prepará-lo coloque a água para ferver e, uma vez que esteja a ferver, adicione todos os ingredientes; se quiser dar um toque mais saboroso você pode adicionar uma folha de hortelã. Deixe repousar durante 10 minutos e depois coe a bebida e beba uma vez ao dia após a refeição; você verá como a sua digestão será mais fácil.

3

Outra função que você pode dar ao chá de cardamomo é como queimador de gordura natural. Para isso misture as suas propriedades com as propriedades do gengibre para emagrecer conseguindo, assim, uma bebida perfeita para acelerar o metabolismo e destruir os acúmulos de gordura.

Você precisará de:

  • 1/2 litro de água
  • 1 colher de sopa de cardamomo
  • 1 colher de sopa de gengibre
  • 1 pau de canela
  • Uma pitada de pimenta (opcional)

Para conseguir emagrecer com este chá você terá de misturar as plantas em meio litro de água e colocar para ferver, quando começar a ferver adicione o pau de canela e a pimenta e deixe ferver tudo junto durante mais 5 minutos. Quando estiver pronto, apague o fogo, tampe a panela e deixe este chá repousar durante 15 minutos; depois coe a bebida e tome-a imediatamente.

Se estiver interessado em emagrecer e diminuir a barriga, em umComo.com.br mostramos para você as melhores infusões para perder barriga e conseguir um melhor trânsito intestinal e uma barriga mais lisa e suave.

4

Você também pode tomar chá de cardamomo para aliviar os gases e conseguir reduzir o inchaço da barriga. Para isso devemos combiná-lo com anis, raiz de alcaçuz e pau de canela em partes iguais dissolvidos em 1/2 litro de água. Colocamos tudo para ferver durante 5 minutos e, depois, deixamos este chá repousar tampado durante mais 5 minutos. É recomendável tomá-lo quente e após as refeições para conseguir que os gases desapareçam e a digestão seja menos pesada.

5

Outro uso que se pode dar ao chá de cardamomo é como desintoxicante natural. Para fazê-lo também precisaremos dos benefícios da cúrcuma, já que é uma das especiarias indianas que funcionam melhor para limpar o organismo internamente; adicionamos também um pouco de gengibre para aumentar a limpeza intestinal.

Os ingredientes que vamos precisar são os seguintes:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 3 grãos de cardamomo

Primeiro, ferva a água e, assim que estiver a ferver, desligue o fogo. Adicione a cúrcuma, o cardamomo e o gengibre e tampe o recipiente deixando repousar durante 10 minutos. Depois coe o chá e tome todos os dias em jejum para potencializar os seus benefícios no organismo.

6

Ainda que o cardamomo seja uma especiaria natural deve-se observar que não é indicada para todas as pessoas; deve-se evitar consumir este ingrediente nas situações que indicamos a seguir:

  • Se forem utilizados medicamentos anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários como a aspirina deve-se evitar tomar cardamomo, porque pode inibir os seus efeitos.
  • Dependendo da pessoa, o chá de cardamomo pode provocar reações alérgicas, como dificuldade respiratória, dores no peito ou na garganta.
  • As mulheres grávidas ou em período de amamentação também não devem tomar cardamomo.
  • Se forem utilizados medicamentos para tratar a depressão, recomenda-se não tomar cardamomo, porque pode anular os efeitos da medicação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar chá de cardamomo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.