Como limpar ostras

Como limpar ostras

As ostras se encontram entre os frutos do mar mais desejados, e seu sabor, cheiro e textura fazem delas algo único. Mas tão importante como manter as ostras em perfeito estado de conservação antes de comer é saber limpá-las corretamente, já que podem estragar este fabuloso manjar. Limpar as ostras é um processo delicado que deve ser feito com calma, com as ferramentas adequadas e principalmente com a técnica que explicamos para vocês a seguir.

Vai precisar de:
  • Ostras
  • Pano de cozinha
  • Faca para abrir frutos do mar
  • Faca de cozinha
Passos a seguir:
1

Para começar a limpar ostras você deve eliminar os cabelos que cobrem toda a casca, colocando as ostras de baixo da torneira com água fria, para conservar todo o sabor, e puxar os pelos para eliminá-los.

2

Pegue a ostra com um pano de cozinha, segure-a pela área mais redonda da mesma, deixando livre a área mais pontuda.

3

Introduza a faca especial para abrir frutos do mar, apenas meio centímetro.

4

Passe a faca especial por toda a abertura da ostra, você terá que segurar bem a ostra porque deve fazer força e quebrar as aderências que mantêm a ostra fechada.

5

Faça um pouco de alavanca e veja como a ostra vai cedendo, se estiver complicado, faça alavanca em outro ponto para abrí-la pouco a pouco.

6

Quando a ostra já estiver aberta poderá limpar e servir comodamente; tenha cuidado para não virá-la para baixo, pois todo o "suco" da ostra cairia.

7

Com uma faca de cozinha normal corte a aderência que existe entre a carne da ostra e a casca, passando a faca por baixo da ostra.

8

Você já tem a ostra quase limpa e preparada para servir, só deve colocá-la em uma base de gelo para mantê-la fria.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar ostras, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Para limpar as ostras não use uma faca normal, são muito finas e podem quebrar, ao invés disso, use uma faca especial para abrir frutos do mar.
  • Limpe a ostra com água fria e não a vire depois de aberta porque perderia seu suco.