Como limpar frutas e verduras

Como limpar frutas e verduras
Imagem: tvredepetropolis.com.br

Antes de consumir frutas e verdura você deve sempre higienizá-los, usar sabão ou vinagre não resolve todos os problemas que podem estar escondidos por trás de uma fruta ou legume mal lavado. Você chega do mercado com a cesta recheada de legumes frescos e quer começar a cozinhá-los para desfrutar da sua frescura, então antes deve eliminar todas as bactérias e germes contidos nos alimentos. Em umComo vamos explicar-lhe como limpar frutas e verduras de forma simples e bastante prática.

Passos a seguir:
1

O primeiro passo para limpar frutas e verduras é separar as frutas mais frágeis das mais resistentes, separe os morangos, os alperces, as nectarinas e os pêssegos das restantes frutas como laranja, a papaia ou a manga.

2

Separe os vegetais com folhas dos restantes vegetais, separe também a couve flor e os brócolis. Deve retirar todas as folhas das verduras e os raminhos de couve flor ou brócolis e lavar cada um em água corrente. Lave folha a folha ou raminho a raminho, isto para retirar a terra ou bichinhos que estejam entre as folhas ou ramos.

Imagem: donossoquintal.wordpress.com
3

As restantes verduras e frutas também devem ser lavado em água corrente para retirar qualquer sujeira. Após estarem todos limpos devemos colocá-los em recipientes grandes submersos em água e água sanitária.

Imagem: saude.ig.com.br
4

Para 1 L de água deve usar uma colher de sopa de água sanitária, a água sanitária retira as bactérias e germes que estão alojados nos nossos alimentos. Não podemos aplicar qualquer água sanitária para higienizar os nossos legumes e frutas, só devemos aplicar as águas sanitárias que têm explicito no rótolo que podem ser usadas em alimentos.

Imagem: curapelanatureza.com.br
5

Devemos separar em recipientes as frutas e as verduras, não devemos juntar frutas frágeis com frutas mais resistentes pois o tempo que devemos deixá-los a repousar na mistura de águas é diferente.

6

As frutas mais frágeis devem ficar apenas 5 minutos submersos na mistura de água e água sanitária. As restantes frutas e verduras devem ficar submersas por 15 minutos para ficarem bem higienizados. É importante que não retire a casca da fruta nem os talos, deve lavar as frutas sem estarem arranjadas.

Imagem: jornalzonasul.com.br
7

Quando retirar as frutas e vegetais da água não deve consumi-los logo, convém passar primeiro por água para retirar o excesso de cloro que posso estar nos alimentos.

8

Você muitas vezes pensa que não precisa lavar certas frutas como laranja, o limão, a manga ou a maçã porque vai retirar a casca e assim não há qualquer tipo de contaminação, mas está enganado. Se a casca estiver contaminada com algum germe e você descascar a fruta com a faca, a faca vai ficar contaminada com o germe e vai passá-lo para a polpa. Portanto o melhor a fazer é higienizar até a fruta que você consome sem casca.

Imagem: portalternurafm.com.br
9

Deixe a preguiça de lado e lave bem os seus alimentos antes de ingeri-los, pode evitar muitos problemas de saúde assim e com a saúde não se brinca, não é? São apenas 15 minutinhos que você perde mas que vão lhe trazer uma vida mais saudável, vale a pena pensar nisso.

10

Se você tem o hábito de lavar a fruta e verduras com vinagre saiba que não está a fazer a coisa errada, simplesmente não é suficiente para matar as bactérias. O vinagre é bom para matar os bichinhos que podem se encontrar nos alimentos, no entanto para acabar com os germes você deve colocar os seus alimentos na mistura de água e água sanitária.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar frutas e verduras, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.